02 fevereiro 2009

Braquiossauro, o lagarto com braços

Crédito: Phil Wilson
Atualizado em maio de 2017

O braquiossauro (do grego "lagarto com braços") é um dinossauro saurópode do final do Jurássico da América do Norte. Viveu entre 154 e 153 milhões de anos atrás. Descoberto em 1900, foi considerado o maior dinossauro até então conhecido. Estima-se que media até 26 m de comprimento, 12 m de altura e pesava de 30 a 40 t.
Possuía um corpo volumoso, membros em forma de coluna, pescoço comprido e cabeça pequena. Em relação ao pescoço, a cauda do braquiossauro era proporcionalmente mais curta do que em outros saurópodes do Jurássico. Além disso, seus membros dianteiros eram mais longos que os traseiros, o que resultava em um tronco inclinado e o pescoço curvado para cima - dessa característica vem o nome "lagarto com braços". Grandes sacos de ar conectados ao sistema respiratório espalhavam-se pelo tronco e o pescoço, invadindo o interior de vértebras e costelas e reduzindo consideravelmente o peso do animal.
Alimentava-se de ginkgos, coníferas, fetos e grandes cicadáceas, que cresciam em florestas de galeria. Sua altura lhe permitia alcançar as folhas mais altas e, com seus dentes em forma de colher, mastigava centenas de quilogramas de vegetais por dia. Muitos outros saurópodes viviam na mesma região, mas com diferentes adaptações para alimentação, entre os quais o apatossauro, barossauro, camarassauro e diplodoco.
Muito do que é conhecido pelo público sobre o braquiossauro é, na verdade, baseado na espécie Giraffatitan brancai, um braquiossaurídeo da Tanzânia originalmente descrito como uma espécie de Brachiosaurus. Hoje, a única espécie aceita para o gênero é Brachiosaurus altithorax, nomeada por Elmer S. Riggs, em 1903. Fósseis foram encontrados nos estados do Colorado, Oklahoma, Utah e Wyoming, nos Estados Unidos.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Infraordem: † Sauropoda
Família: † Brachiosauridae
Gênero: † Brachiosaurus
Espécie: † Brachiosaurus altithorax

© Mundo Pré-Histórico
Reconstrução de Brachiosaurus altithorax indicando (em branco) os ossos do holótipo da espécie (o primeiro material a ser identificado), outros ossos encontrados (em cinza-claro) e os elementos baseados no Giraffatitan brancai (em cinza-escuro).
© 2009 Michael P. Taylor
© 2012 Camus Altamirano

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Prehistoric Wildlife e Live Science.

9 comentários:

  1. Anônimo9/4/20

    Oi vc podia postar o dinossauro mesossauro iratiense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus! Posso sim, muito interessante esse réptil que também viveu no Brasil (aliás, ele não é um dinossauro!).

      Excluir
  2. Alice minha filha de 2 anos ama este dinossauro! Parabéns pela página

    ResponderExcluir
  3. Miguel25/1/21

    É verdade mesmo que as narinas do braquiossauro ( e de outros saurópodes) ficavam no alto da cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As aberturas nasais nos crânios dos saurópodes realmente se localizam em uma posição recuada, mais perto dos olhos, porém hoje também se propõe que eles podem ter tido narizes mais carnudos, com as aberturas externas (visíveis em vida) mais afastadas da abertura óssea e próximas da ponta do focinho.

      Excluir
  4. Eu tenho uma pergunta, porque é tão difícil de encontrar fosseis mais completos de animais pre historicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a fossilização é um fenômeno raro que, para ocorrer, precisa que o organismo tenha sido soterrado logo após a morte ou submetido a condições muito específicas. Eu explico mais sobre isso na postagem "Tudo sobre os fósseis" (https://mundopre-historico.blogspot.com/2015/05/fosseis.html).

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.