29 janeiro 2009

Centrossauro

Crédito: (autor desconhecido)

Atualizado em agosto de 2013

O centrossauro ("lagarto de ponta afiada") viveu durante o Cretáceo, entre 76 e 75 milhões de anos atrás. Herbívoro, media 6 m de comprimento e pesava 4 toneladas. O centrossauro é um dos maiores dinossauros com chifres da América do Norte.
Esse dinossauro tinha ombros fortes, cauda pequena, um longo e pontudo chifre nasal e uma cabeça grande e pesada, com um escudo ósseo (folho) curto e arredondado sobre o pescoço. No topo, dois chifres pequenos e encurvados o adornavam. No lugar de chifres na testa, o centrossauro possuía pequenos calombos sobre os olhos.
O centrossauro recebeu esse nome de Lawrence Lambe em 1902, quando identificou espécimes localizados em Alberta, Canadá. Mais tarde, crânios e esqueletos completos foram encontrados. A principal descoberta, no entanto, foi a de uma manada inteira de centrossauros, encontrada no leito de um rio fóssil no Parque Provincial dos Dinossauros, sul de Alberta. Os animais, de filhotes a velhos, devem ter se afogado ao cruzar o rio quando suas águas haviam subido numa inundação.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Ceratopsia
Família: † Ceratopsidae
Gênero: † Centrosaurus
Espécie: † Centrosaurus apertus

© Mundo Pré-Histórico
Foto: Museum of Victoria (Melbourne, Victoria, Austrália)
Crédito: (autor desconhecido)

Fontes: AVPHWikipédia e HowStuffWorks.

Um comentário:

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.