17 fevereiro 2009

Dromeossauro


O dromeossauro ("lagarto corredor", do latim) viveu no fim do período Cretáceo, de 76 a 72 milhões de anos, na América do Norte. Tinha 1,8 m de comprimento e pesava 25 kg. Com sua agilidade, caçava em bando.
Os únicos fósseis de dromeossauro são um crânio de 23 cm de comprimento e ossos do pé, encontrados em Alberta, Canadá, e no norte dos Estados Unidos, em 1914. Entretanto, o tamanho de seu crânio indica que tinha um cérebro grande, e, consequentemente, bastante inteligência.
Pouco se sabe sobre o dromeossauro por causa de seu pobre registro fossilífero.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Família: Dromeosauridae
Gênero: Dromaeosaurus
Espécies: Dromaeosaurus albertensisD. cristatusD. explanatus e D. gracilis

© Mundo Pré-Histórico
Crânio e pé com garra retrátil de dromeossauro

Fontes: Wikipédia e HowStuffWorks.

10 comentários:

  1. Qual é o mais antigo dromeossaurídeo descoberto?
    Desde já, agradeço sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentes fossilizados sugerem que os dromeossaurídeos surgiram no Jurássico Médio, há 167 milhões de anos, mas nenhum outro material corporal foi encontrado. O membro mais antigo do grupo que se conhece, segundo uma análise de 2012, é o Xiaotingia, que viveu há 160 milhões de anos, no Jurássico Superior, na China. Entretanto, uma reavaliação feita em 2017 apontou que ele pertence a uma família de dinossauros mais próxima das aves, Anchiornithidae.

      Excluir
  2. Quando pretende fazer um trabalho sobre o dromeossauro?
    Legal saber que seus filhotinhos são na verdade pintinhos e depois fazem uma metamorfose e se transformam em dinossauros.
    Mas agora sério, NÃO DESISTA DO SEU BLOG ELE É O MELHOR SITE DE DINOSSAUROS QUE EU CONHECI E EU CONFIO MAIS NO SEU SITE DO QUE EM QUALQUER OUTRO SITE( aliás não conheço mais nenhum que não seja o seu e o Wikipedia) NÃO PAREEEEEEEEEEEEEE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, ainda não sei, mas preciso reescrever esta postagem. Muito obrigado pelo incentivo! Já que estão gostando do meu trabalho, não pretendo parar! Abraço!

      Excluir
  3. Eu acho que ao invés de sauro( lagarto) deveria ser pullum( em latim galinha, já que dizem que os dinossauros tem parentesco com as aves, por exemplo: tiranopullum, dromeopullum ou em português tiranopopo e dromeopopo. Concordam com essa minha teoria?😁
    É outra, já pensou se os cientistas estiverem totalmente apesar das evidências, é na verdade o triceratops ser um predador voraz e o tiranossauro uma presa comedora de capim?🤔 E agora parem pra pensar nessa cena uma manada de tiranossauros correndo de um triceratops sedento por sangue, o que faria total sentido né, por exemplo por que os dromeossaurideos e outros desses dinossauros raptores que tem penas, não as utilizavam somente em acasalamentos mas sim para camuflagem pois seriam presas em potencial para carnívoros atarracados como o protocératopo, e o motivo para os "herbívoros" terem dentes afiados pois precisavam arrancar as plantas duras do período mezozoico e na verdade os herbívoros teriam bicos afiados que facilitariam arrancar pedaços de carne, e os sauropodes na verdade teriam aumentado de tamanho para poderem observar melhor pela região e achar presas.
    Sou uma criança e sou cristão, adoro dinossauros, mas não tenho certeza se eles realmente existiram, se bem que a bíblia cita que haviam monstros marinhos e monstros e algo a mais talvez. Vc também é cristão ou crê na teoria do bling beng?
    Seu blog é muito bom e não pare, 😁😁😁😁 espero que tenham gostado das minhas teorias libere meu comentário para mais pessoas saberem de minhas teorias.
    Espero que mais pessoas conheçam a palavra e o evangelho de DEUS espero que não bloqueie meu comentário por conta da religiosidade, DEUS ama todos 😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria curioso de se imaginar, mas não faz nenhum sentido os dinossauros herbívoros perseguindo os carnívoros. Sua alimentação é fortemente indicada pela anatomia de seus corpos e dentes. Também seria estranho se o nome deles significasse galinha, afinal eles também não são galinhas. Mas o nome é apenas um nome, não reflete as relações de parentesco com outras espécies.
      Também sou cristão, mas aceito a teoria do Big Bang como o modelo mais provável para explicar a origem do Universo (muitos confundem, mas o Big Bang não é sobre a origem da vida!). E é claro que os dinossauros existiram, senão o que seriam os fósseis?
      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  4. Eu Também acredito em Deus mais na evolução mais ou menos por que a Bíblia diz que cada um foi criado a sua especie na época de Adão e Eva nem existia o nome dinossauro pelo índice cronológico adae e Eva conviveram com mamutes preguiças gigantes e répteis conclusão deus existe e dino também desculpa me intrometer

    ResponderExcluir
  5. Olá! Parabéns pela iniciativa do Blog! Achei muito interessante! Tenho uma duvida sobre os Dromeossauros, qual seria sua altura média em geral? so vejo conteúdos sobre seu comprimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Bom, os dromeossauros são dinossauros de porte pequeno a médio. A maioria das espécies não passava de 1 m de altura (alguns, como o Microraptor, que media pouco mais de 20 cm, eram do tamanho de pássaros modernos). Por outro lado, havia também dromeossauros que fugiam à regra: Achillobator, Dakotaraptor e Utahraptor atingiam a altura de um ser humano adulto.

      Excluir
  6. Anônimo19/5/22

    Muito bom

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.