15 fevereiro 2009

Hadrossauro, o primeiro dinossauro da América do Norte

Crédito: (autor desconhecido)

Atualizado em dezembro de 2015

O hadrossauro (do grego "lagarto robusto") é um dinossauro ornitópode que viveu no fim do período Cretáceo, de 80,5 a 78,5 milhões de anos atrás, no leste da América do Norte. Chegava a cerca de 7 m de comprimento, 2 m de altura e 7 a 8 toneladas.
Tradicionalmente, o hadrossauro tem servido como base para uma subfamília de dinossauros composta por grandes herbívoros sem crista (os hadrossauríneos). Porém, como seus fósseis são escassos, novos estudos apontaram o hadrossauro como sendo mais primitivo que esses supostos parentes, como o edmontossauro e o saurolofo.
O hadrossauro caminhava sobre quatro patas, mas também podia apoiar-se em apenas duas para alcançar vegetação mais alta, provavelmente cortando as folhas e ramos com a ajuda de um bico córneo. Entre seus principais predadores estavam grandes tiranossaurídeos e crocodilianos, além de terópodes menores que representavam perigo especialmente aos filhotes.
A espécie é conhecida a partir de um único espécime, coletado em 1858 por William Parker Foulke, em um depósito de lamito nas proximidades da pequena cidade de Haddonfield, na Nova Jersey, EUA. O fóssil continha somente parte do esqueleto e segmentos do crânio, mas sua importância histórica se deve ao fato de ter sido o primeiro esqueleto de dinossauro a ser montado no mundo, em 1868, instigando a curiosidade também do público leigo em relação aos dinossauros.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Ornithopoda
Família: † Hadrosauridae
Subfamília: † Hadrosaurinae
Gênero: † Hadrosaurus
Espécie: † Hadrosaurus foulkii

© Mundo Pré-Histórico
O hadrossauro não apenas ganhou uma estátua no centro de Haddonfield, como também tornou-se o dinossauro símbolo do estado de Nova Jersey, em 1991.
© 2013 Camus Altamirano
Reconstrução de Hadrosaurus foulkii na Academia de Ciências Naturais da Filadélfia, EUA. O local exato onde os fósseis foram desenterrados foi redescoberto em 1984, mais de 120 anos depois, e tornou-se um marco nacional.
A primeira reconstrução do hadrossauro, feita em 1868, o dispôs em uma postura acentuadamente vertical, o que é visto hoje como incorreto.

Fontes: New Jersey Department of Environmental ProtectionWikipediaPrehistoric Wildlife e Mental Floss.

2 comentários:

  1. ATENÇÃO!!! Há uma cruz na ordem ornithischia, e essa ordem ainda é remanescente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo! A ordem Ornithischia é extinta. É a ordem Saurischia que continua viva na forma das aves.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.