08 março 2009

Estegossauro, o lagarto telhado

© Kim Thompson

Atualizado em julho de 2014

O estegossauro (do grego, "lagarto telhado") é um dinossauro que vivia em bandos pela América do Norte e oeste da Europa, entre 155 e 150 milhões de anos atrás, no fim do Jurássico. Media em torno de 9 m de comprimento, 4 m de altura e pesava 4 t. Com seu bico córneo, arrancava folhas de arbustos, samambaias e plantas rasteiras.
O corpo pesado do estegossauro tinha uma postura incomum, com uma coluna curvada, membros anteriores curtos, pescoço pequeno, cabeça baixa (não chegava a mais de um metro do chão) e cauda rígida erguida bem acima do solo. As placas triangulares em suas costas, dispostas em duas fileiras alternadas, podem ter sido usadas para exibição ou termorregulação (aquecer o sangue que passava por elas através da radiação solar). Na extremidade da cauda, dois pares de grandes espinhos estendiam-se horizontalmente e serviam para defesa. Calombos cobriam e protegiam o pescoço e os flancos. O pequeno e estreito crânio abrigava um cérebro também pequeno, do tamanho de uma noz, o que indica que sua inteligência não era das maiores.
Os primeiros fósseis de estegossauro, encontrados no estado americano do Colorado, foram nomeados por Othniel Charles Marsh em 1877. Desde então, dezenas de esqueletos parciais, tanto jovens como adultos, foram encontrados em outros estados, além de um espécime de Portugal. O motivo do nome do dinossauro é que a interpretação inicial de Marsh para as placas ósseas foi que elas ficavam deitadas sobre o dorso do animal, constituindo uma armadura parecida com um telhado. Essa ideia durou até 1891, quando percebeu-se que elas eram arranjadas na vertical.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Stegosauria
Família: † Stegosauridae
Gênero: † Stegosaurus
Espécies: † Stegosaurus armatus, † S. longispinus, † S. stenops e † S. sulcatus

© Mundo Pré-Histórico
O estegossauro, um dos dinossauros mais famosos, foi decretado símbolo do estado do Colorado em 1982
© Raúl Martín
Em exposição no Museu de Natureza e Ciência de Denver, Colorado, um estegossauro e seu filhote (da espécie S. stenops) são ameaçados por um Allosaurus fragilis.
Detalhe da cauda de um estegossauro, no Instituto Real Belga de Ciências Naturais. A espécie S. longispinus, como o nome já diz, é conhecida por ter os maiores espinhos.

Fontes: About.comHowStuffWorksWikipedia (versão em inglês) e Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica.

4 comentários:

  1. Pelo que eu vi, Felipe, a espécie Stegosaurus armatus foi substituída pelo Stegosaurus stenops como espécie-tipo.
    A espécie Stegosaurus armatus é agora considerada um nomen dubium pela pouca quantidade de fósseis.
    Obs: próxima postagem para atualizar poderia ser a do estegossauro?

    ResponderExcluir
  2. o estegossauro tem as placas nas costas retas ou espinhosas

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.