02 março 2009

Titanossauro, o lagarto (nem tão) titânico

Titanosaurus indicus
Crédito: Sergey Krasovskiy

Atualizado em março de 2018

    O titanossauro (gênero Titanosaurus, nome que significa "lagarto titânico", em referência aos titãs da mitologia grega) é um dinossauro saurópode que viveu no fim do Cretáceo, há cerca de 70 milhões de anos, na Índia. Não tão titânico como seus parentes, media de 9 a 12 m de comprimento e pesava aproximadamente 13 t.

© Mundo Pré-Histórico

    Esse herbívoro, descoberto em 1877, acabou por dar nome a um grande grupo de dinossauros saurópodes, também chamados de titanossauros (Titanosauria), que prosperaram no final do Cretáceo e produziram os maiores animais terrestres que já existiram (entre eles, o argentinossauro). Contudo, o titanossauro em si é considerado um gênero duvidoso, pois seu material fóssil original não possui características que o distingam de outros saurópodes.
    Ao longo dos anos, vários fósseis de diferentes locais do mundo foram atribuídos provisoriamente ao titanossauro, mas atualmente são reconhecidas apenas duas espécies para este gênero: Titanosaurus indicus e Titanosaurus blandfordi, ambas nomeadas na década de 1870, pelo geólogo e naturalista inglês Richard Lydekker.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Clado: †Sauropoda
Clado: †Camarasauromorpha
Clado: †Titanosauria
Gênero: †Titanosaurus
Espécies: †Titanosaurus indicus e †T. blandfordi

Crédito: (autor desconhecido)
Vértebra caudal distal (em diferentes vistas) que compõe o holótipo de Titanosaurus indicus. Holótipo é a amostra original na qual se baseia a descrição de uma espécie.

18 comentários:

  1. Felipe, você poderia falar do Dinheirosaurus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quero falar dele, principalmente por causa do nome engraçado.

      Excluir
    2. Parece que não é só eu que acho o nome dele engraçado, kkkk.

      Excluir
    3. Até onde eu saiba , o dinheirossauro foi reclassificado como do gênero susperssauro , naquele mesmo estudo que trouxe o brontossauro de volta . Logo , acho que não será possível fazer uma postagem sobre ele , uma vez que não existe mais ☹️

      Excluir
    4. Calma, ainda não é definitivo! O dinheirossauro PODE ser sinônimo do supersauro, assim como o gênero Brontosaurus PODE ser considerado válido novamente.

      Excluir
    5. Calma, Cláudia e Lorenzo! No estudo foi levantado uma hipótese de que ele PODERIA ser uma ESPÉCIE do GÊNERO Supersaurus, e isso ainda não foi aceito por todos os paleontólogos, quando um estudo é publicado não significa que será a palavra final. No caso, se tornará uma base para outros profissionais tirarem suas próprias conclusões com seus próprios estudos.
      Temos que levar em consideração que existem muitos pessoas trabalhando na área, e foi apenas uma HIPÓTESE que pode ser contrariada com estudos posteriores.

      Excluir
    6. Saquei 🙂 . Eu considerei válido o estudo já que é de 2015 , então tem um tempo já . Mas no geral , a maioria aceitou o retorno do Bronto . Já a questão do Dinheirosaurus eu não sei . Desculpe o inconveniênte 😅 .

      Excluir
  2. Olá Felipe, sou eu de novo, o xará. Eu tenho uma pergunta sobre esse animal. Ele viveu no Brasil? Pois existem muitos fósseis atribuídos a esse animal, encontrados em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, e esses restos não pertencem a nenhum gênero de titanossaurídeo brasileiro, como o adamantissauro, por exemplo. Essa pergunta está me cafifando já tem um tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe! Não, este dinossauro não viveu no Brasil. Aliás, o gênero Titanosaurus é bem problemático, uma vez que é conhecido por meio de restos muito limitados. Aqueles saurópodes que viveram no Brasil são titanossauros no sentido de que pertencem ao grupo Titanosauria, mas não ao gênero Titanosaurus. Essa confusão é comum e muitas vezes causada pelos próprios veículos de notícias, quando divulgam a descoberta de novas espécies brasileiras.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta

      Excluir
    3. Complementando minha resposta anterior... Percebi que, em alguns artigos científicos, realmente fósseis brasileiros já foram classificados no gênero Titanosaurus, mas vejo isso como algo provisório, já que muitos deles foram identificados posteriormente como novos gêneros. Como já disse, Titanosaurus é um nome de aplicação duvidosa (nomen dubium), pois seus espécimes são indistinguíveis dos de animais aparentados.

      Excluir
  3. Felipe , eu tenho uma dúvida : se o titanossauro tinha 12 metros de comprimento , então por que ele é considerado o maior dinossauro ? Se pesquisarmos no Google ' maior dinossauro ' vai aparecer o titanossauro ... E não é só isso ! Lá diz que ele tem quase 40 metros de comprimento !!! Então , gostaria também de saber : estamos falando de um titanossauro com 40 metros ou de um titanossaurídeo ? Ah , e me informe também por favor o nome desse titanossauro 🙂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorenzo! Existe uma diferença entre o gênero Titanosaurus, assunto desta postagem, e o clado Titanosauria, um grupo mais abrangente de saurópodes, que inclui o próprio Titanosaurus. Vários dos maiores dinossauros que já existiram são titanossauros (membros do clado Titanosauria), mas não do gênero Titanosaurus. Considera-se que o maior é o argentinossauro (Argentinosaurus huinculensis).

      Excluir
    2. É engraçado como em certas matérias os nomes dos dinossauros não são revelados : quando falaram do maior dinossauro , chamaram-no de " Titanosaurus " , não de Patagotitan ( na época o maior , agora superado pelo Argentinosaurus e possivelmente Breviparopus ) . Outro mal entendido criado foi sobre o Saltriovenator : foi afirmado que era o maior predador de uma determinada fase do Jurássico inicial , mas a Galileu afirmou que era o maior DO JURÁSSICO . Isso me fez pensar que o bicho tinha uns 12 metros 🤣🤣🤣 .

      Excluir
    3. O que acontece é que, logo que um novo fóssil é descoberto, não é possível afirmar de que espécie ou gênero ele é; os paleontólogos apenas têm uma noção de a qual grupo ele pertence. Somente após a escavação dos ossos, limpeza e preparação, é que eles serão analisados para definir uma classificação mais específica. E isso pode levar até anos!
      Se disseram, no início, que o Patagotitan era um "Titanosaurus", isso está errado, pois Titanosaurus é um gênero. Ele apenas pertence ao grupo dos titanossauros (Titanosauria). Esse e outros tipos de erros, infelizmente, são muito comuns em notícias sobre descobertas paleontológicas.

      Excluir
  4. Obrigado por tirar a minha dúvida ! 😃

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.