22 outubro 2009

Estrutiomimo, o dinossauro avestruz

Crédito: Mohamad Haghani, 2012

Atualizado em maio de 2017

O estrutiomimo ("imitação de avestruz") é um dinossauro ornitomimídeo do final do Cretáceo. Viveu de 76 a 74 milhões de anos atrás, na América do Norte. Acredita-se que era onívoro, isto é, alimentava-se de brotos, insetos, pequenos répteis e mamíferos ou o que mais estivesse disponível. Media 4,3 m de comprimento, 1,4 m de altura no quadril e pesava cerca de 150 kg.
Lembrando um avestruz moderno, sua estrutura é muito semelhante à de outros ornitomimídeos, diferindo do ornitomimo e do galimimo, por exemplo, apenas em proporções e detalhes anatômicos - seus braços eram mais robustos, e seu bico queratinoso tinha bordas côncavas. As mãos compridas deviam ser usadas para alcançar e agarrar ramos de plantas, enquanto o bico sem dentes selecionava as partes mais nutritivas do vegetal. A cabeça esguia e pequena apoiava-se sobre um pescoço alongado; seus olhos eram grandes; e a cauda, relativamente rígida, era usada para equilibrar o corpo. Para fugir de predadores (tais como Saurornitholestes, dromeossauro, daspletossauro e gorgossauro), sua melhor estratégia era correr: as pernas longas e fortes eram adaptadas para atingir altas velocidades, entre 50 e 80 km/h.
Restos de estrutiomimo já eram conhecidos desde 1901, mas interpretados como pertencentes a um ornitomimo. O gênero Struthiomimus só foi criado em 1917, por Henry Fairfield Osborn, quem identificou as diferenças entre os dois animais. Conhecido através de vários esqueletos e crânios preservados, o estrutiomimo é uma das espécies mais abundantes do Parque Provincial dos Dinossauros, no Canadá.

Classificação científica:
Reino: Animal
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Clado: † Ornithomimosauria
Família: † Ornithomimidae
Gênero: † Struthiomimus
Espécies: † Struthiomimus altus e (?) † S. sedens

© Mundo Pré-Histórico
Esqueleto de Struthiomimus sedens.
Crédito: Museu de História Natural da Universidade de Oxford
© Zhao Chuang / Organização de Ciências Naturais de Pequim (PNSO)

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Prehistoric Wildlife, Dinosaur Jungle e Natural History Museum.

5 comentários:

  1. eu adora dinossauros

    ResponderExcluir
  2. o estrutiomimo pode ter sido o ancestral dos avestruzis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente não. Embora semelhantes, os dois grupos não são muito próximos. Os ornitomimídeos (como o estrutiomimo) desapareceram no final do Cretáceo sem deixar descendentes, enquanto a família dos avestruzes surgiu a partir de um grupo de aves não voadoras, na época Miocena.

      Excluir
  3. Esse é um exemplo claro de evolução convergente. A linhagem dos avestruzes (Struthio sp.) é bem mais recente, sem contar que eles são os únicos remanescentes vivos dela.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.