15 junho 2010

Homalocéfalo, o paquicefalossauro de cabeça chata

© Brian Franczak

Atualizado em março de 2015

    O homalocéfalo (do grego "cabeça achatada") é um dinossauro paquicefalossauro que viveu no fim do período Cretáceo, de 80 a 70 milhões de anos atrás, nas florestas asiáticas, onde hoje é a Mongólia. Media 1,8 m de comprimento e pesava 45 kg. Sua alimentação consistia em plantas macias e frutos.
    Diferentemente de outros dinossauros do grupo, ele tinha um teto craniano plano, embora relativamente grosso. É possível, contudo, que paquicefalossauros de cabeça plana fossem apenas as formas juvenis de adultos de cabeça arredondada. O topo do crânio do homalocéfalo era estruturado em osso poroso e frágil, permeado por vasos sanguíneos, enquanto nódulos ósseos cobriam a testa e o focinho. Ele também é reconhecido por seus quadris largos, que alguns paleontólogos interpretaram que servissem para dar à luz os filhotes, ao invés de pôr ovos. Outros sugeriram que sua função era proteger os órgãos internos durante as lutas entre os machos, que acertavam cabeçadas nos flancos uns dos outros. Provavelmente andava em bandos; possuía dentes pequenos e acuminados e olhos grandes, que indicam boa visão. O olfato era igualmente desenvolvido, dada a grande área ocupada pelo nervo olfatório.
    O gênero foi descrito em 1974 pelas paleontólogas polonesas Halszka Osmólska e Teresa Maryańska, e possui uma única espécie, Homalocephale calathocercos, embora possa ser sinônimo e, portanto, a forma juvenil do prenocéfalo. A nível de curiosidade, a palavra homalocéfalo, do grego homalós + kephalē, também pode ser usada, especialmente na Medicina, para se referir a um indivíduo que tem a cabeça achatada.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Marginocephalia
Subordem: † Pachycephalosauria
Família: † Pachycephalosauridae
Gênero: † Homalocephale
Espécie: † Homalocephale calathocercos


© Mundo Pré-Histórico
© Sergey Krasovskiy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.