28 janeiro 2011

Tempo geológico


O tempo geológico é a divisão da história da Terra em éons, eras, períodos, épocas e idades. Representa o espaço de tempo desde a formação do planeta, há 4,6 bilhões de anos, até a atualidade, baseando-se nos grandes eventos geológicos.
Essa linha do tempo ajuda a compreender como e quando aconteceram as transformações no planeta, bem como entender melhor a evolução dos seres vivos. Os cientistas ainda não chegaram a um consenso exato sobre a escala do tempo geológico, e existem muitas versões.
Os éons são a maior divisão da escala do tempo geológico, sendo formados por eras. As eras são subdivididas em períodos, que são compostos por épocas, e estes, por sua vez, dividem-se em idades. Existem três éons: Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico, mas alguns consideram um quarto éon, o Hadeano, como o mais antigo. Contudo, o Hadeano representa apenas o processo de formação da Terra, terminando com o surgimento das rochas. O conjunto dos éons Hadeano, Arqueano e Proterozoico é chamado de Pré-Cambriano. Na realidade, quanto mais antigo o éon, menos se sabe sobre ele.
Abaixo, veja a tabela geológica. As primeiras formas de vida apareceram no éon Arqueano. Somente no éon Fanerozoico surgiram animais terrestres. Os dinossauros viveram durante toda a era Mesozoica, e os mamíferos dominaram o Cenozoico. Somente no fim dessa era é que surgiram os humanos.

8 comentários:

  1. Parabéns cara tanto pelo conteúdo ótimo quanto por sua inteligência que vc continue seu blog por muito tempo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom adoro conteudo do site adoro fazer pesquisas Obrigado por existir!❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado! ❤️❤️❤️

      Excluir
    2. Oi sou seu fã cara também gosto muito de vida antiga meu whatssap 93991935636.

      Excluir
    3. Olá! Valeu, cara!

      Excluir
  3. Vc não postou material sobre a era Cenozoica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, Marcelo. Pretendo começar a fazer isso nos próximos meses!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.