23 março 2011

Phacops

Phacops rana foi designado o fóssil oficial do estado da Pensilvânia, EUA, em 1988, devido a sua abundância e popularidade entre colecionadores.
© 2011 Jon Hughes

Atualizado em fevereiro de 2015

O Phacops ("olho com lentes") é um gênero de trilobita que viveu entre os períodos Siluriano e Devoniano, de 359 a 444 milhões de anos atrás, em mares rasos de águas quentes em todo o mundo. Media 4,5 cm de comprimento e alimentava-se de partículas orgânicas.
Os grandes olhos do Phacops eram compostos por várias lentes rígidas e espaçadas, feitas de calcita. Esses olhos, chamados esquizocroidais, são encontrados também em outros trilobitas da ordem Phacopida (entenda melhor no tópico "Olhos de um trilobita", do artigo Trilobitas). No Phacops, eram posicionados em estruturas giratórias que proporcionavam uma visão de quase 360°.
Seu tórax flexível era formado por doze segmentos. Quando ameaçado, enterrava-se no leito do mar ou enrolava-se formando uma bola, muito parecido com um tatuzinho-de-jardim. Dessa forma, as placas do tórax protegiam as pernas e o ventre, enquanto um escudo rugoso cobria a cabeça. Provavelmente os peixes eram seus grandes inimigos.
Fósseis de Phacops foram descobertos na Europa, noroeste da África, Américas do Norte e do Sul e China. Ele é frequentemente encontrado enrolado, um mecanismo de defesa comum em trilobitas menores. Mais de 20 espécies já foram descritas, a primeira em 1825. Porém, o gênero Phacops só foi criado em 1839, pelo geólogo alemão Hermann Friedrich Emmrich.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: † Trilobita
Ordem: † Phacopida
Família: † Phacopidae
Gênero: † Phacops
Espécies: † Phacops latifrons, † P. accipitrinus, † P. algericus, † P. breviceps, † P. chlupaci, † P. circumspectans, † P. degener, † P. fragosus, † P. granulatus, † P. hoseri, † P. imitator, † P. iowensis, † P. kockeli, † P. maurulus, † P. modestus, † P. platilegnotor, † P. rana, † P. salteri, † P. sartenaeri, † P. schlotheimi, † P. sobolevi, † P. speculator, † P. sternbergi, † P. turco, † P. wedekindi e † P. zinkeni

© Mundo Pré-Histórico
Reconstrução da espécie Phacops rana mostrando como o animal agia para se defender.
© Emily S. Damstra
Fóssil de Phacops rana encontrado em Ohio, EUA. Repare nas lentes dos olhos nitidamente preservadas.

Fontes: Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica e Wikipedia (versão em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.