16 abril 2011

Carcarodontossauro, o dinossauro com dentes de tubarão

Crédito: Ilya Yungin, 2017

Atualizado em janeiro de 2022

    O carcarodontossauro é um grande dinossauro terópode que viveu na idade Cenomaniana do Cretáceo Superior, de 100 a 90 milhões de anos atrás, no norte da África e nordeste do Brasil. Ambas as espécies conhecidas de carcarodontossauro estão entre os maiores e mais pesados dinossauros carnívoros de que se tem notícia, maiores que o tiranossauro e tão grandes quanto o giganotossauro. Seu nome significa, em grego, "lagarto com dentes serrilhados", mas também faz referência a Carcharodon ("dentes serrilhados"), o gênero do tubarão-branco atual.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Francisco Bruñén, 2019)

    Estima-se que a espécie Carcharodontosaurus saharicus ("saariano" em latim) atingia de 12 a 13,3 m de comprimento e de 6,2 a 15,1 t, enquanto Carcharodontosaurus iguidensis ("da região de Iguidi") chegaria a 11 m e 5,2 t. O crânio de C. saharicus podia chegar a 1,6 m de comprimento. Seu pequeno cérebro era semelhante ao do alossauro, com proporções típicas de répteis não avianos, como tartarugas e crocodilos, bem diferente do cérebro das aves. Isso corrobora os indícios de que esse grande predador não faz parte da linhagem de terópodes que deu origem a elas. O carcarodontossauro devia caçar orientando-se visualmente (devido à presença de grandes nervos ópticos), utilizando sua visão estereoscópica para detectar profundidades e calcular distâncias. Ele tinha braços fortes e relativamente curtos, terminados em mãos com três dedos com garras.
    Sua cabeça grande e triangular possuía uma enorme mandíbula com dentes longos e serrilhados, que mediam até 20 cm, muito parecidos com os dentes do tubarão-branco. Esses dentes, achatados lateralmente, cortavam carne como facas afiadas. A bocarra era capaz de causar grandes ferimentos em suas presas, que em pouco tempo veriam-se incapacitadas pela perda de sangue. Certamente era o maior predador terrestre de sua região - o espinossauro, que conviveu com ele, tinha adaptações aquáticas -, e é possível que caçasse em grupo para derrubar até grandes saurópodes, como o Aegyptosaurus. Calcula-se, baseado na força de suas maxilas e pescoço e no centro de massa de seu corpo, que ele conseguia erguer um peso de até 424 kg em sua boca.

Dente fossilizado de 7,7 cm, proveniente dos Leitos de Kem Kem, no Marrocos. É possível enxergar perfeitamente as serrilhas em suas bordas.
Crédito: Paleoworld-101, 2013

    Em 1924, dois dentes foram encontrados na formação geológica Intercalação Continental (Continental Intercalaire), na Argélia, e descritos no ano seguinte, por Charles Depéret e Justin Savornin, como um novo táxon, que eles chamaram de Megalosaurus saharicus. Em 1931, o paleontólogo alemão Ernst Stromer reportou partes de um crânio e de um esqueleto da Formação Bahariya, no Egito, originalmente escavados em 1914. Os dentes desse novo achado tinham características compatíveis com aquelas descritas por Depéret e Savornin, mas Stromer achou necessário criar um novo gênero para a espécie: Carcharodontosaurus saharicus. Os fósseis de Stromer foram destruídos por bombardeios em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, mas um crânio mais completo foi descoberto em 1995, nos Leitos de Kem Kem, no Marrocos, durante uma expedição liderada por Paul Sereno, próximo do local onde os dois primeiros dentes haviam sido encontrados. Em 2007, Stephen Brusatte e Sereno tornaram o novo crânio o neótipo da espécie e também nomearam uma segunda, C. iguidensis, da Formação Echkar, no Níger, que difere de C. saharicus em aspectos da maxila, dentes e caixa craniana. Dentes encontrados no estado do Maranhão, no Brasil, também são atribuídos ao carcarodontossauro.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Carcharodontosauridae
Subfamília: †Carcharodontosaurinae
Gênero: †Carcharodontosaurus
Espécies: †Carcharodontosaurus saharicus e †C. iguidensis

Crânio reconstruído na exibição Ultimate Dinosaurs, no museu Science World, em Vancouver, Canadá. Entre os terópodes, o crânio de C. saharicus possivelmente só perde em tamanho para o do giganotossauro.
Crédito: Ryan DeLuca, 2015
Crédito: Fred Wierum, 2017

36 comentários:

  1. Eu tenho um Carcharodontosaurus aqui no acre ^U^

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta, nenhum carcarodontossaurídeo viveu até o final do cretáceo, mais ou menos entre 66 e 65 milhões de anos atrás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente não. Não se conhece nenhum carcarodontossaurídeo que tenha vivido após o fim da idade Turoniana do Cretáceo Superior (89,8 milhões de anos atrás), quando então devem ter sido substituídos pelos abelissaurídeos e tiranossaurídeos.

      Excluir
  3. Felipe , você saberia me informar a família a qual pertence o bahariassauro ? E também gostaria de saber sobre sua aparência , mais especificamente o formato do crânio do bahariassauro . Obrigado por me ouvir !👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma família em potencial para o bahariassauro é a Bahariasauridae, que poderia incluir também outros gêneros africanos e sul-americanos, como Aoniraptor, Deltadromeus e Gualicho. Entretanto, sua classificação ainda é bastante indefinida, sendo mais certo apenas que pertence ao clado Megaraptora. Sobre sua aparência, será melhor eu fazer uma postagem sobre ele!

      Excluir
    2. Obrigado por tirar a minha dúvida ! 👍 Aguardo a ciosamente a postagem ! 😁

      Excluir
  4. Uau lindo né 😻😻😃

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho mais uma dúvida : dessa vez sobre a aparência do deltadromeus . Bom , eu vi uma postagem em um site falando sobre a nova aparência dele , mais semelhante a um noassaurideo ( eu não sei muito dessa família ) , e que ele era mais parecido com um , na minha opinião ' mononico gigante ' . No caso , essa era mais ou menos a ' nova ' aparência dele . Isso é verdade ? Há um estudo sobre isso mesmo ? 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se se trata mesmo da aparência, pois o esqueleto do Deltadromeus é relativamente bem conhecido (exceto pelo crânio). Porém, seu parentesco com outros dinossauros terópodes ainda é bastante discutido, variando entre ser classificado como um noassaurídeo, neovenatorídeo ou celurossauro.

      Excluir
    2. Compreendo 👍 . As artes atuais dele representam ele parecido com um galimimo 🤯 ! O que será que aconteceu 🤔 ?

      Excluir
    3. Bem , felipe , agora entendi o que ocorreu . Como noassaurídeo , o Deltadromeus seguia o seguinte perfil : cabeça pequena e alongada e pescoço longo ( como de um saurópode ) . Ele até poderia ter sido herbívoro 😀 !

      Excluir
  6. Existe um número estimado de quantos dentes esse predador tinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel! Não encontrei um número preciso, mas pelas imagens de reconstrução do crânio dá para contar de 60 a 70 dentes.

      Excluir
  7. Felipe , poderia fazer uma postagem sobre o Veterupristisaurus 🙂 ? Ele é um terópode obscuro , mas , segundo a Wikipedia , restos encontrados sugeriram que este terópode atingia 12,6 metros 😀 ! Ele rivalizava com o Tiranossauro 😮 . Feliz Natal 👍✌️ !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, posso fazer, sim. Feliz Natal pra você também!

      Excluir
  8. Vasculhando as postagens antigas para ver se receberam alguma atualização... Estou somente de passagem... 👀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Como estou viajando, vai faltar trocar as imagens por enquanto.

      Excluir
    2. Entendi, um feliz ano novo para você, Felipe!

      Excluir
    3. Feliz ano novo, meu amigo!

      Excluir
  9. Velho, essas postagem estão ficando cada vez mais bonitas, excelente atualização. Eu estou olhando a postagem do Mussaurus também e, apesar de não estar concluída, tá ficando muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Estou aprimorando graças ao incentivo de vocês! Continue de olho... 😉

      Excluir
    2. Sempre estarei de olho. Nem parece que eu vejo a postagem do Mussaurus de cinco em cinco minutos para ver se têm alguma coisa diferente, nem que seja uma palavra ou imagem... 😅

      Excluir
  10. Felipe , qual era o maior , afinal 🤔 ? Carcaro ou rex ? Digo , até onde eu saiba , e na internet no geral , o rex é listado como o terópode mais massivo . Usando o método de largura do osso da perna , o carcaro não fica mais leve ?? 🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carcarodontossauro pode ser maior que o tiranossauro em tamanho, mas, sim, ele era mais esguio. O T. Rex, nesse quesito, ganha dele por ser mais volumoso e pesado.

      Excluir
    2. Chega ser um absurdo que um carnívoro tenha ficado tão grande como o Tyrannosaurus. Quase 9 toneladas de pura força bruta! A barriga dele chega a ficar estranha, por conta do tamanho da gastrália.

      Excluir
    3. O Nautilus está antenado ! De fato , a mais recente revisão colocou sua gastralia mais perto do chão .

      Excluir
    4. O único que agora pode superar o Rex é o Espino . Mas , como seu peso oscila muito por conta da falta de restos , isso ainda está em discussão . Mas até onde eu saiba a tendência mais recente é listar o Espino como sendo mais pesado ( no caso , por volta de 2020 tanto Molina-Peres quanto Ibrahim deram estimativas de peso muito superiores do que as anteriores ) . Nós também temos alguns restos escassos , como de Osteoporosia e pegadas não identificadas de um suposto terópode de até 19 metros , mas esses são muitos difíceis de determinar e é muito arriscado tirar qualquer conclusão sobre eles .

      Excluir
  11. Felipe , o Carcharodontosaurus sp. do Brasil já não foi reconhecido como um abelissauro ? Aliás , acho que é cada vez mais forte a evidência de que os abelissauros se tornaram os predadores supremos de sua época . Temos inúmeros espécimes não-descritos ( Titanovenator , Abelissauro de Kem Kem Beds , um crânio encontrado em São Paulo , além de muitas outras pegadas pelo mundo ) e que indicam um comprimento de cerca de 12 m . E aparentemente representam diversos taxons . Também temos algumas espécies que supostamente chegavam perto dessa marca ( Pycnonemosaurus e Dryptosauroides ) , esses já descritos formalmente ( embora o Dryptosauroides seja um nomem dubium ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou sabendo disso. Existem evidências de carcarodontossaurídeos no Brasil também, incluindo um pedaço de crânio encontrado no interior de São Paulo, além de diversos dentes no Nordeste.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.