21 abril 2011

Pterygotus, o escorpião do mar

© 2001 Dorling Kindersley

Atualizado em março de 2015

    O Pterygotus ("animal com asa") é um artrópode marinho que viveu do período Siluriano ao Devoniano, entre 440 e 410 milhões de anos atrás, nos mares rasos litorâneos de todo o mundo. Um dos maiores do grupo dos escorpiões-do-mar (os euriptéridos), alcançava 1,6 m de comprimento.
    Era um exímio nadador, que locomovia-se com velocidade através da água, movimentando sua cauda para cima e para baixo. Pterygotus atacava peixes, trilobitas e outros animais ao enterrar-se na areia e pegá-los de surpresa com suas pinças dentadas.
    Possuía quatro pares de apêndices locomotores pequenos e delgados, um quinto par modificado em remos e um par de enormes garras (quelíceras) à frente da boca. O abdome era composto por doze segmentos, dois quais os seis primeiros continham pares de brânquias e os órgãos sexuais do animal. A cauda não era pontiaguda como na maioria dos euriptéridos, mas terminava em um remo amplo e plano. Grandes olhos compostos localizavam-se um de cada lado da cabeça, além de dois outros bem menores no centro; sua visão devia ser excepcionalmente boa para um animal de sua época.
    Foi um dos últimos escorpiões-marinhos gigantes: espécies posteriores se tornaram menores e mais ágeis. Fósseis de Pterygotus foram encontrados em todos os continentes, exceto a Antártida. Embora estes sejam comuns, esqueletos completos são raros.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Merostomata
Ordem: †Eurypterida
Superfamília: †Pterygotioidea
Família: †Pterygotidae
Gênero: †Pterygotus
Espécies: †Pterygotus anglicus, †P. arcuatus, †P. australis, †P. barrandei, †P. bolivianus, †P. carmani, †P. cobbi, †P. denticulatus, †P. floridanus, †P. gaspesiensis, †P. grandidentatus, †P. impacatus, †P. kopaninensis, †P. lanarkensis, †P. lightbodyi, †P. ludensis, †P. marylandicus e †P. monroensis

© Mundo Pré-Histórico
Crédito: Nuko
Fóssil de Pterygotus completo em sua rocha matriz, encontrado no estado de Nova York, EUA.
Crédito: Langheinrich Museum Collection

Fontes: Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-históricaPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

3 comentários:

  1. Gaspar Joao8/8/21

    Felipe poderia me dizer algumas informações ou um site que fale do palaeotarbus eu não encontro informações dele em lugar nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que existem mesmo poucas informações dele na internet. Tudo que encontrei é que Palaeotarbus é um gênero de aracnídeo da família Anthracomartidae que viveu no final do Siluriano, há cerca de 420 milhões de anos, na Inglaterra. Segundo o site Evolution of Live, da Universidade Furman, Palaeotarbus jerami é a espécie mais antiga conhecida da ordem Trigonotarbida, que foram os primeiros animais completamente terrestres do planeta.

      Link da página:
      http://eweb.furman.edu/~wworthen/bio440/evolweb/silurian/trigonotarbid.htm

      Excluir
    2. Gaspar Joao23/8/21

      Obrigado por me responder Felipe agora eu sei oque é o palaeotarbus

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.