15 maio 2011

Sacissauro, o lagarto de uma perna só

© Laboratório de Paleontologia - FFCLRP-USP

Atualizado em janeiro de 2014

O sacissauro ("lagarto Saci") é um réptil ancestral dos dinossauros e viveu no sul do Brasil de 225 a 220 milhões de anos atrás, no Triássico Superior. Tinha 1,5 m de comprimento, 70 cm de altura e peso estimado em 25 kg.
Possuía pernas longas e fortes que indicam ser um corredor veloz, enquanto a mandíbula bem preservada com dentes que não passavam de 3 mm demonstra que era herbívoro. O osso em sua ponta se assemelha ao bico córneo dos dinossauros ornitísquios, tanto que já foi incluído no grupo dos estegossauros. Um novo estudo realizado em 2010 pela USP de Ribeirão Preto, no entanto, revelou que o sacissauro é um réptil de linhagem diferente à dos dinossauros, embora ancestral.
Fósseis de vários indivíduos foram descobertos em 2000 no município de Agudo, no Rio Grande do Sul, pelo paleontólogo brasileiro Jorge Ferigolo. Através de 50 ossos, os cientistas puderam montar o animal e especular como ele teria vivido, além de a descoberta ter ajudado no estudo dos hábitos alimentares também de seus parentes próximos. O nome foi escolhido em homenagem ao Saci do folclore brasileiro, porque curiosamente foram escavados 19 fêmures direitos, mas nenhum esquerdo.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Infraclasse: Archosauromorpha
Clado: Dinosauromorpha
Clado: Dinosauriformes
Clado: † Silesauridae
Gênero: † Sacisaurus
Espécie: † Sacisaurus agudoensis

© Mundo Pré-Histórico
Reconstrução mostrando os elementos conhecidos do esqueleto
© 2007 Jorge Ferigolo e Max Langer
Réplica de Sacisaurus agudoensis montada pela USP
© Ademar Pereira

Fontes: Wikipédia e Wikipedia (versão em inglês). 

6 comentários:

  1. Velho, o que aconteceu com a preservação deste animal? Como é que se preserva somente pernas direitas? O que houve com a Terra nesse tempo?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/3/23

    Então o Sacissauro não era um dinossauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Ele já foi considerado um dinossauro, mas hoje é classificado como um dinossauriforme, um grupo que inclui os dinossauros e outras linhagens mais primitivas.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.