04 setembro 2011

Anomalocaris, o primeiro grande predador da Terra

Anomalocaris trilobitas.
Crédito: Mark A. Garlick / © Kingfisher

Atualizado em maio de 2014

    Anomalocaris (do grego "camarão anômalo") é um invertebrado marinho extinto, que viveu nos mares de diferentes lugares do planeta durante o Cambriano, de 513 a 501 milhões de anos atrás. Para sua época era uma criatura gigantesca, que variava de 45 cm a 1,8 m de comprimento. É um dos animais mais amplamente distribuídos do Folhelho Burgess, formação rochosa rica em fósseis desse período.

© Mundo Pré-Histórico

    Possuía uma cabeça grande, um par de olhos compostos por 30.000 lentes individuais (o que indica uma visão muito avançada) e uma boca circular formada por um anel de placas, que poderia se contrair para esmagar as presas - animais de corpo mole e, possivelmente, trilobitas. Um par de apêndices à frente da boca provavelmente levava a comida até ela, e seus dentes serrilhados continuavam até as paredes do esôfago. Localizado no topo da cadeia alimentar do Cambriano, o Anomalocaris locomovia-se com movimentos ondulantes de seus lóbulos flexíveis nas laterais do corpo e com o impulso da grande cauda em forma de leque.
    Fósseis de Anomalocaris são conhecidos desde 1892 e foram descobertos no Canadá, na China, nos EUA, na Groenlândia e na Austrália. Como os totalmente intactos são muito raros e esses fragmentos se assemelham a outros tipos de animais simples, por um longo tempo as peças separadas foram interpretadas como animais individuais: os apêndices foram imaginados como uma espécie de camarão, a boca, identificada como uma água-viva, e o corpo, confundido com uma esponja. Somente com a descoberta de espécimes completos constatou-se que os três animais eram apenas um, e manteve-se o nome original do tal "camarão anômalo".

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: †Dinocaridida
Ordem: †Radiodonta
Família: †Anomalocarididae
Gênero: †Anomalocaris
Espécies: †Anomalocaris canadensis, †A. briggsi, †A. saron e †A. pennsylvanica?

Apêndice de Anomalocaris briggsi, endêmico dos xistos de Emu Bay, na Austrália. Não é à toa que esses fósseis, quando encontrados isolados, foram confundidos com camarões...
O primeiro fóssil completo de Anomalocaris, descoberto no Folhelho Burgess, Canadá.
Foto: Museu Real de Ontário, Toronto

Fontes: Museu Nacional de História Natural e da Ciência - Universidade de LisboaSmithsonian National Museum of Natural History e Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.