08 outubro 2011

Trinaxodonte - quase um mamífero

Trinaxodonte e filhotes
© John Sibbick

Atualizado em janeiro de 2014

    O trinaxodonte (do grego, "dente tridente") foi um pequeno cinodonte, animal distantemente relacionado aos mamíferos. Viveu na África do Sul e na Antártida entre 250 e 245 milhões de anos atrás, no início do Triássico. Media até 50 cm de comprimento, o tamanho de um gato atual. Carnívoro, comia insetos, lagartos e outros pequenos animais.

© Mundo Pré-Histórico

    Botava ovos e seu esqueleto é reptiliano, mas pequenos buracos nos ossos do focinho sugerem a presença de vibrissas (os bigodes do gato e de outros animais), por isso ele pode ter tido o corpo coberto de pelos e metabolismo de sangue quente. Por estar relacionado com a linhagem que leva aos mamíferos, o trinaxodonte é considerado um fóssil de transição. Foi provavelmente um dos primeiros animais a possuir diafragma, músculo que auxilia e permite uma respiração mais eficiente nos mamíferos e divide as cavidades torácica e abdominal.
    A cabeça do trinaxodonte é proporcionalmente grande, o corpo, baixo, e os dentes, afiados. Sua principal estratégia de sobrevivência era caçar à noite, quando outros predadores estavam dormindo; entre eles, dinossauros como o celófise. Pensa-se que vivia em família dentro de tocas rasas cavadas em barrancos e que usava glândulas de odor para demarcar território.
    A descoberta de fósseis de trinaxodonte na Antártida, em 1960, por Edwin Colbert, indicou que o continente estava ligado à África no Triássico. Cerca de duas dezenas de fósseis quase completos são conhecidos, a maioria sul-africana.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Synapsida
Clado: Therapsida
Clado: Cynodontia
Família: †Thrinaxodontidae
Gênero: †Thrinaxodon
Espécie: Thrinaxodon liorhinus

© Utako Kikutani
© Springer Images

Fontes: DigimorphPrehistoric WildlifeThoughtCo e Wikipedia.

2 comentários:

  1. felipe voce pretende adicionar monotremados ao seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, qualquer criatura é bem-vinda!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.