11 fevereiro 2012

Uberabasuchus, o crocodilo de Uberaba

© Ariel Milani Martine

    O Uberabasuchus ("crocodilo de Uberaba") é um crocodilomorfo que viveu no Brasil há aproximadamente 70 milhões de anos, no período Cretáceo. Media cerca de 2,5 m de comprimento, pesava 300 kg e era um predador terrestre, que vivia perto de rios e lagos.
    Tinha um crânio alto, com narinas na parte frontal, o que comprova os hábitos terrestres. A disposição de suas pernas indica também que era um bom corredor de longas distâncias. Esse animal carnívoro, em bandos, atacava outros animais, incluindo dinossauros, usando a poderosa mandíbula. Em vez de cortar o alimento, é provável que desse fortes mordidas.
    Os fósseis de Uberabasuchus foram encontrados quase intactos (70%), na cidade de Uberaba, Minas Gerais, e nomeados em 2004. Semelhante aos crocodilos atuais, seu parente mais próximo, porém, é o extinto Mahajangasuchus, de Madagascar. Essa descoberta permitiu agrupar e avaliar a evolução dos crocodilos terrestres do Brasil e da América do Sul, bem como fazer uma ligação com fósseis semelhantes do sudeste da África (Madagascar). Isso significa que, mesmo depois da separação dos continentes africano e sul-americano, continuou existindo uma ponte de terra entre a América do Sul e a ilha de Madagascar, formada pela Austrália e a Antártida.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Archosauria
Clado: Pseudosuchia
Superordem: Crocodylomorpha
Subordem: †Notosuchia
Família: †Peirosauridae
Gênero: †Uberabasuchus

Espécie: Uberabasuchus terrificus

Crédito: Nobu Tamura
© Guilherme Secallo, 2012

Fontes: AVPH, Minas Faz Ciência e Wikipedia.

2 comentários:

  1. O próximo poderia ser o Tupandactylos, ambas as espécie? Adorei o seu trabalho 😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Anotei para as próximas postagens!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.