07 fevereiro 2012

Kosmoceratops, o dinossauro mais chifrudo

© Tuomas Koivurinne

Atualizado em agosto de 2013

    Kosmoceratops (do grego, "rosto ornamentado com chifres") é um dinossauro herbívoro que viveu de 76,5 a 75,5 milhões de anos atrás, durante o Cretáceo Superior, na América do Norte. Pesava 2,5 toneladas e media 5 m de comprimento, sendo que só a cabeça alcançava quase 2 m.

© Mundo Pré-Histórico

    O ambiente em que viveu era, na época, um pântano exuberante. A principal característica do Kosmoceratops é a quantidade de chifres na cabeça - quinze no total -, mais do que qualquer outro dinossauro. Os chifres acima dos olhos eram longos, finos e se projetavam para os lados, o que também difere da maioria dos ceratópsios. Havia também uma protuberância sobre o nariz e pequenos chifres nas bochechas. Todo esse ornamento deveria ser usado para atrair parceiros. 
    A espécie foi nomeada em 2010 pelo paleontólogo canadense Scott D. Sampson, depois que dois crânios e outros ossos foram descobertos na Formação Kaiparowits, em Utah, Estados Unidos.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Subordem: †Ceratopsia
Família: †Ceratopsidae
Subfamília: †Chasmosaurinae
Gênero: †Kosmoceratops
Espécie: †Kosmoceratops richardsoni


Crédito: Mark Hallett / Cortesia do Museu de História Natural de Utah 

Um comentário:

  1. Anônimo8/8/23

    Nossa!!!! Que legal!!! Você tem quase um alfabeto inteiro só de animais pré históricos !!!!!!! Só faltava um Zuniceratope ou um Zalmoxes.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.