20 novembro 2012

Pelagórnis

© Peter Trusler Museum Victoria

    O pelagórnis (nome que significa "pássaro pelágico") foi uma ave marinha que viveu de 10 a 5 milhões de anos atrás. A envergadura da espécie encontrada no Chile, o Pelagornis chilensis, é uma das maiores dentre as aves já descobertas, 5,18 m. Viveu também nas regiões que hoje correspondem a França, Marrocos, Austrália e Peru. Pesava de 23 a 34 kg, media 1,25 m de altura e sua cabeça tinha cerca de 40 cm.
    O cálculo do tamanho das asas foi baseado na análise de ossos bem preservados. Aves com asas maiores voavam mais longe e caçavam suas presas mais facilmente nos oceanos. O pelagórnis mergulhava e pescava, com o bico longo e pontudo, repleto de projeções parecidas com dentes, grandes peixes e lulas.
    Apesar dos ossos finos e leves como os de um pterossauro, as grandes penas que cobriam o corpo do pelagórnis poderiam tê-lo tornado muito pesado. Uma das causas da extinção do pelagórnis, apontam os especialistas, pode ter sido o seu peso, que prejudicava a velocidade e a capacidade de voo. Além disso, por causa do tamanho, os filhotes deveriam ser cuidados por um longo período, tornando-os mais suscetíveis a predadores.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: †Odontopterygiformes
Família: †Pelagornithidae
Gênero: †Pelagornis
Espécies: †Pelagornis miocaenus, †P. mauretanicus e †P. chilensis

© Carlos Anzures
Fóssil peruano (topo) e fóssil chileno (acima).
© Carlos Anzures, 2010

3 comentários:

  1. Olá! eu sou Jhonatta, dono do blog TerraNova.com (http://www.terra--nova.blogspot.com.br). Dei uma olhada no seu blog e gostaria muito de fazer parceria com o seu blog.
    Aguardo uma resposta. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. gostaria q vc da se uma olhada n entendi muito sobre como foi extinto e as imagens de comparação fora isso esta ótimo

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.