08 agosto 2013

Gigantspinossauro, o lagarto de espinhos gigantes

Gigantspinossauro (em primeiro plano) e shunossauros (ao fundo).
© Phil Wilson

    O gigantspinossauro (do grego "lagarto com espinhos gigantes") é um dinossauro herbívoro do Jurássico Superior que viveu nas florestas da Ásia há 160 milhões de anos. Seu tamanho é estimado em 4,2 m de comprimento, e o peso, 700 kg, sendo um estegossauro primitivo de porte médio.

© Mundo Pré-Histórico

    Tinha uma aparência distinta, com placas dorsais relativamente pequenas e espigões nos ombros muito compridos, dos quais não se sabe, ao certo, a direção em que se projetavam. Eles podem ter fornecido uma defesa adicional contra dinossauros terópodes como o sinraptor e, pelo tamanho exagerado, servido para exibição. A cabeça deve ter sido proporcionalmente grande - embora apenas uma mandíbula com trinta dentes tenha sido encontrada -, os quadris eram largos, e os membros anteriores, robustos. O que se conhece do gigantspinossauro é apenas um esqueleto parcial de um indivíduo quase adulto, que preservou também impressões de pele no ombro esquerdo.
    Foi descoberto em 1985 em Sichuan, na China, mas confundido com o tuojiangossauro. Em 1992, a espécie Gigantspinosaurus sichuanensis foi descrita e nomeada por Ouyang Hui, seu descobridor, referindo-se aos gigantescos espinhos dos ombros e à província em que foi encontrado. Entretanto, para alguns cientistas, este ainda é um gênero incerto.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Clado: †Thyreophora
Subordem: †Stegosauria
Gênero: †Gigantspinosaurus
Espécie: †Gigantspinosaurus sichuanensis

© Green-Mamba
Espinho paraescapular de gigantspinossauro.
Crédito: (autor desconhecido)

Fontes: Prehistoric Wildlife e Wikipedia.

Um comentário:

  1. Procurei no google cigano espinosa auto e não gigantspinossauro , por isso q só achei ele aqui . brigado por esse blog ABENÇOADO !

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.