23 setembro 2014

Sinornitossauro, um dinossauro venenoso?

Sinornitossauros e microrraptor em Liaoning, província do nordeste da China.
© Emily Willoughby

    O sinornitossauro ("ave-lagarto chinesa", do latim e do grego) é um dinossauro com penas do início do Cretáceo. Viveu de 125 a 122 milhões de anos atrás, onde hoje é a China, e media cerca de 90 cm de comprimento, com 2 ou 4 kg. Trata-se de um dromeossaurídeo primitivo, parente próximo do microrraptor, e, como tal, era um predador ágil e possuía uma garra curva no pé.

© Mundo Pré-Histórico

    Penas cobriam a totalidade de seu corpo e chegavam a formar asas, embora não pudesse voar. O sinornitossauro podia apenas planar por distâncias curtas após pular de árvores. As penas, que mediam entre 3 e 4,5 cm, variavam em marrom avermelhado, amarelo, preto e cinza. Camuflagem teria sido útil para andar pelas florestas caçando aves e dinossauros menores sem ser percebido.
    Duas espécies foram descritas para o gênero: Sinornithosaurus millenii, em 1999, e S. haoiana (duvidosa), em 2004. No ano de 2009, uma equipe de cientistas alegou que este era o primeiro dinossauro venenoso que se conhecia, com base na observação dos sulcos proeminentes correndo pela superfície de seus dentes, como visto em animais peçonhentos. Entretanto, essa ideia não foi aceita e chegou a ser desmentida pela própria equipe, no ano seguinte, em uma reavaliação do estudo, já que dentes sulcados não são exclusivos a este gênero e aparecem em muitos outros terópodes.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Dromaeosauridae
Clado: †Microraptoria
Gênero: †Sinornithosaurus
Espécies: Sinornithosaurus millenii e S. haoiana?

Fóssil de Sinornithosaurus millenii, apelidado de "Dave", do Museu Americano de História Natural, em Nova York. Os esqueletos perfeitamente preservados desse dinossauro-ave mostram evidências de diferentes tipos de penas espalhadas por seu corpo.
Sinornithosaurus millenii e Tianyuraptor ostromi
© Jakub Kowalski

Fontes: BBC NatureSmithsonian.comThoughtCo e Wikipedia.

Um comentário:

  1. já pensou se na verdade todos os outros terópodes com esses dentes sulcados forem venenosos, seria louco demais!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.