29 dezembro 2015

Guiyu, a última peça do quebra-cabeça dos peixes

Crédito: (autor desconhecido)

    Guiyu oneiros (do mandarim "peixe fantasma") é a mais antiga espécie de peixe ósseo que se conhece. Viveu no sul da China há 419 milhões de anos, no final do Siluriano. Seu tamanho é estimado em 33 cm de comprimento, e o corpo possuía uma cobertura de ganoína, substância semelhante ao esmalte dos dentes e que forma as escamas de certos peixes.

© Mundo Pré-Histórico

    Guiyu apresenta uma combinação de características de ambos os grandes grupos de peixes ósseos: os peixes de nadadeiras lobadas (Sarcopterygii) e os peixes de nadadeiras raiadas (Actinopterygii). Uma análise mais generalizada sobre a espécie colocou-a junto aos sarcopterígios, mas, ao possuir traços dos dois tipos de peixes ósseos, o Guiyu é uma peça intermediária em sua evolução, que indica que a divisão dos dois grupos aconteceu antes do que se imaginava, ainda no início do Devoniano (a "idade dos peixes").
    A espécie Guiyu oneiros foi descrita pelo paleontólogo chinês Min Zhu e sua equipe, em 2009, baseados em um fóssil articulado excepcionalmente preservado - o mais antigo fóssil articulado de um peixe ósseo. Ele foi descoberto em Qujing, província de Yunnan, no sudoeste da China.  

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Superclasse: Osteichthyes
Classe: Sarcopterygii
Gênero: †Guiyu
Espécie: †Guiyu oneiros

© Brian Choo, 2009
O fóssil de Guiyu foi encontrado quase completo, embora seja difícil distinguir a forma do peixe em meio à rocha.

Fontes: NaturePrehistoric Wildlife e Wikipedia.

4 comentários:

  1. Esse peixe é similar à uma espécie de tubarão que vive no mar do Japão.

    ResponderExcluir
  2. felipe eu sei que nao e facil ter um blog e atualizar com regularidade desculpa se eu escrevo demais eu gosto muito do seu blog e me interesso pela paleontologia e quero te ajudar a sobre criaturas muito importantes na historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gaspar! Como você disse, é mesmo muito trabalhoso, e eu não consigo atender a todos os pedidos, mas agradeço pelas sugestões! Sempre as levo em conta na hora de escolher o que escrever.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.