31 janeiro 2016

Cameroceras, um molusco gigante

© Danny Bob

    Cameroceras ("chifre com câmaras") é um gênero extinto de molusco cefalópode, que viveu de 470 a 460 milhões de anos atrás, durante o Ordoviciano. As estimativas apenas para o tamanho de sua concha gigante chegam a 6 m de comprimento, tornando-o um dos maiores moluscos da era Paleozoica.

© Mundo Pré-Histórico

    Comparando o Cameroceras com seu único parente próximo ainda vivo, o náutilo, algumas inferências podem ser feitas: sua cabeça de tecido muscular macio situava-se na abertura da concha cônica, enquanto o resto do corpo ficava protegido no interior. Tentáculos cresciam da base da cabeça, como em um polvo, e serviam para agarrar e manipular presas. O alimento era então levado à boca, onde um bico queratinoso rígido poderia mastigar até escorpiões-marinhos, além de peixes agnatos e outros cefalópodes. Quase certamente era um predador de emboscada, que movia-se pelo leito marinho ou assentava-se no fundo para esperar. A enorme concha tornava difícil nadar com agilidade e destreza - indivíduos mais velhos, inclusive, ficariam tão pesados que provavelmente tornavam-se nadadores muito pouco ativos.
    A espécie-tipo do gênero, Cameroceras trentonense, foi descrita pela primeira vez em 1842, pelo malacologista (especialista em moluscos) americano Timothy Conrad. Fósseis foram encontrados na Europa, América do Norte e China, sugerindo uma distribuição cosmopolita do animal.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
Subclasse: Nautiloidea
Ordem: †Endocerida
Família: †Endoceratidae
Gênero: †Cameroceras
Espécies: †Cameroceras trentonense, †C. alternatum, †C. hennepini, †C. inaequabile, †C. inopinatum, †C. motsognir e †C. stillwaterense

Molde fossilizado de uma concha de Cameroceras, encontrado ao norte de Kentucky, EUA. A concha original dissolveu-se, deixando esta impressão de seu interior em sedimentos calcários.
Cameroceras do documentário Caminhando com Monstros.
© BBC, 2005

Fontes: Prehistoric Wildlife e Wikipedia.

2 comentários:

  1. Show!! Estava procurando informações sobre alguma espécie desse período!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Realmente, parece mais difícil encontrar espécies do Ordoviciano.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.