19 abril 2016

Plesiossauro

© Jonathan Kuo

    O plesiossauro (gênero Plesiosaurus, cujo nome significa "semelhante a lagarto", do grego plesios, "próximo a", e sauros, "lagarto") é um extinto réptil sauropterígio encontrado na Inglaterra, mas que deve ter vagado por vastos mares no início do Jurássico, entre 200 e 175 milhões de anos atrás. De tamanho moderado em relação a seus parentes, media cerca de 3,5 m de comprimento e pesava 450 kg. É um representante antigo e bastante típico da ordem Plesiosauria, à qual emprestou seu nome - cuidado para não confundir, pois os membros dessa ordem também são chamados de plesiossauros.

© Mundo Pré-Histórico

    Possuía cabeça pequena e estreita, pescoço delgado e corpo largo. Seus dois pares de longas nadadeiras eram responsáveis por mover o animal através da água, sendo a cauda curta demais para ter muita utilidade. O pescoço longo, usado como leme, também permitia ao plesiossauro aproximar-se de cardumes discretamente, enquanto os dentes afiados funcionavam como uma armadilha para peixes e belemnites (moluscos semelhantes a lulas).
    Os indivíduos jovens viveriam em estuários antes de mudarem-se para o mar aberto, e quase certamente os adultos davam à luz seus filhotes no mar, como os mamíferos marinhos de hoje, em vez de colocar ovos. Seus membros transformados em remos dificilmente conseguiriam locomovê-lo por distâncias longas em terra firme. É mais provável que o plesiossauro pudesse rastejar apenas por águas rasas, onde seu corpo, ainda que não submerso o suficiente para flutuar, contaria com a ajuda da água para suportar parte do peso. Além disso, o pescoço era pouco flexível e não poderia sustentar-se sozinho fora d'água.
    Mary Anning, paleontóloga inglesa, foi quem primeiro encontrou um esqueleto completo de plesiossauro, em 1823. A espécie Plesiosaurus dolichodeirus foi nomeada e descrita no ano seguinte e é a única válida hoje no gênero. Outras espécies já atribuídas a Plesiosaurus foram movidas para gêneros separados, como Hydrorion, Seeleyosaurus e Occitanosaurus.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: †Sauropterygia
Ordem: †Plesiosauria
Superfamília: †Plesiosauroidea
Família: †Plesiosauridae
Gênero: †Plesiosaurus
Espécie: †Plesiosaurus dolichodeirus

Esqueleto de Plesiosaurus dolichodeirus no Museu de Ciências Naturais de Houston, Texas, EUA.
Crédito: Dmitry Bogdanov

23 comentários:

  1. Napoleão Neto30/5/16

    Esse ai é que segundo a lenda do Lago Ness seria o animal pré-histórico encontrado lá... Esse seu Blog é excelente vc esta de Parabéns, mais faltou falar sobre os Insetos Pré-históricos. a muito tempo vi uma reportagem falando que uma espécie de Vespa perdeu as asas e virou algumas espécies de formigas venenosas de hoje em dia?.. Faltou um índice aqui no seu BLOG pra gente deixar alguma sugestão. valeu um abraço pra vc amigo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua contribuição, deixando sugestões, e que bom que você gostou do blog! Vou providenciar alguns insetos então... Um forte abraço e volte sempre!

      Excluir
  2. Eu sou filho da ana paula
    Não publicou que:O T-REX so vé oque se meche

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o T-rex possuía uma visão excelente e enxergava muito bem até os objetos imóveis.

      Excluir
  3. Foi-se encontrado um fóssil de um plesiossauro fêmea com embrião de um filhote no Kansas... tampando essa lacuna que faltava sobre se realmente eram seres vivíparos ou não. Extraordinário e ótimo site! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fóssil é do gênero Polycotylus, mas, sim, é uma grande evidência sobre os plesiossauros como um todo. Obrigado pela colaboração e volte mais vezes!

      Excluir
  4. Anônimo27/11/18

    amei achei muito interessãote o plesiossauro e a esplicação adoro animais aquático e muito mais obirigado pela atenção

    ResponderExcluir
  5. Anônimo27/11/18

    Esse texto é legal por que agente assistiu um filme sobre esse animal marinho chamado plesiossauro

    ResponderExcluir
  6. Anônimo27/11/18

    BOM EU ADOREI LER SOBRE O PLESIOSAURO ACHEI MUITO ENTEREÇANTE ADOREI PARABÉNS AO LEITOR DESSA PESQUISA É EU ADOREI DE VERDADE E JÁ ASSISTI ATE O FILME

    ResponderExcluir
  7. Anônimo27/11/18

    amei todas as informaçoes de um plesiossauro e achei muito interesante .e achei eles muito fofos e ispertos.gostei muito de aprender coisas sobre um plesiossauro

    ResponderExcluir
  8. amei saber do plesiossario achei imteresante com isso sou muito ligada para saber de dinosauro pre-historico marinhos,terrestres,e aerios sei la mas legal assin:maria irma de yasmin

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12/3/20

    Amei seu blog, me ajudou muito em um trabalho que tinha que fazer para a escola com certeza voltarei mais vezes, um abraço para você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado! Que bom que o blog te ajudou! Volte sempre, abraço!

      Excluir
  10. Felipe, poderia me dizer em que idade do Jurássico o plesiossauro viveu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o site Prehistoric Wildlife e a Wikipédia em inglês, ele viveu do início do Hetangiano (ou, possivelmente, final do Rhaetiano, ainda no Triássico) até o Sinemuriano.

      Excluir
  11. Esse seria o monstro do lago ness?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hipoteticamente, sim. Esta ou alguma outra espécie da ordem Plesiosauria.

      Excluir
  12. Anônimo10/8/23

    Pode postar algo sobre Zuniceratops ou Zalmoxes?

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.