19 janeiro 2009

Altispinax, o dinossauro de espinhas misteriosas

Crédito: Sergey Krasovskiy

Atualizado em janeiro de 2019

    Altispinax ("espinhas altas") é um dinossauro terópode que viveu no Cretáceo, de 140 a 133 milhões de anos atrás, no oeste da Europa. Media até 8 m de comprimento e pesava 1 tonelada. Suas vértebras com espinhas neurais bastante altas indicam a presença de uma crista sobre o dorso, semelhante ao que ocorre com o acrocantossauro.
    Pouco se sabe sobre esse predador, porque foi diagnosticado com base em apenas três vértebras fossilizadas. Elas apresentam espinhas neurais de 35 cm, tão altas quanto as do Ichthyovenator. No entanto, o tipo de estrutura que esses prolongamentos compunham ou seu formato são desconhecidos. O espinossauro, por exemplo, é um terópode famoso pela vela em suas costas, mas o espanhol Concavenator possui uma crista dorsal curta, formada por apenas duas vértebras. Outro dinossauro europeu com espinhas neurais alongadas é o metriacantossauro.
    No início dos anos 1850, o colecionador de fósseis Samuel Husbands Beckles descobriu, em uma pedreira próxima a Battle, no condado de East Sussex, Inglaterra, algumas vértebras de dinossauro estranhamente altas. Richard Owen as estudou e incorporou ao único dinossauro conhecido na época, Megalosaurus bucklandii - surgindo, assim, a imagem de um megalossauro com uma grande corcunda. Em 1923, Friedrich von Huene classificou o fóssil em um gênero separado, criando o nome Altispinax dunkeri. Entretanto, durante muito tempo este nome foi considerado duvidoso pela comunidade científica e, por isso, em 1991 o animal foi renomeado como Becklespinax altispinax. Em 2016, contudo, uma nova examinação nesse histórico confuso de classificação determinou que o nome originalmente proposto por Von Huene deveria ser admitido.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Clado: Tetanurae
Clado: †Carnosauria
Gênero: †Altispinax
Espécie: Altispinax dunkeri

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Scott Hartman)
As três vértebras dorsais conhecidas de Altispinax, ilustradas por Richard Owen na década de 1850, uma época em que ainda estávamos descobrindo o que eram os dinossauros.
Possível reconstrução de seu esqueleto, com uma vela nas costas.
Crédito: Scott Hartman

6 comentários:

  1. Ele poderia ser da família dos metriacantossauros , ou era um carcarodontossaurídeo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sabe. A maioria dos pesquisadores o classifica apenas como um terópode carnossauro (Carnosauria) de localização incerta.

      Excluir
  2. Anônimo16/4/21

    Eu sabia que ele existia mas eu achava que ele era do tamanho do tiranossauro rex

    ResponderExcluir
  3. Qual é a força de mordida e a velocidade desse bicho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como saber. Só se conhecem três vértebras desse animal.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.