15 janeiro 2009

Giganotossauro, um dos maiores dinossauros carnívoros

© Julius T. Csotonyi

Atualizado em janeiro de 2021

    O giganotossauro ("lagarto gigante do sul", do grego gigas, "gigante", notos, "sul", e sauros, "lagarto") é um dinossauro terópode que viveu no início da idade Cenomaniana do Cretáceo Superior, entre 98 e 97 milhões de anos atrás, na região da Argentina. É um dos maiores carnívoros terrestres que já existiram, mas seu tamanho exato é difícil de determinar devido à incompletude dos esqueletos encontrados até agora. Estima-se que atingia 12,5 a 14,3 m de comprimento, em torno de 4 m de altura e uma massa de 4,2 a 8 t. Alguns pesquisadores acreditam que ele era maior que o tiranossauro, historicamente considerado o maior terópode, enquanto outros defendem que ambos tinham aproximadamente o mesmo tamanho.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Scott Hartman, 2019)

    O giganotossauro faz parte da família Carcharodontosauridae, que inclui outros predadores avantajados, como seus parentes próximos mapussauro e carcarodontossauro. É possível que tenha sido homeotérmico (que mantém a temperatura corporal constante), com um metabolismo entre o de um mamífero e o de um réptil, o que teria suportado um crescimento rápido. Segundo modelos, também devia ser uma criatura relativamente ágil, que ao correr chegava a uma velocidade de até 50 km/h - superior à de um ser humano.
    Tinha pernas longas, braços curtos terminados em mãos com três dedos e uma cauda comprida para equilibrar o corpo. Sua cintura escapular proporcionalmente pequena sustentava um pescoço forte e uma cabeça grande. O crânio baixo possuía grandes aberturas que reduziam o peso da cabeça, uma superfície rugosa no topo e pequenas cristas apontadas para trás sobre os olhos. Seus dentes, de até 20 cm, são estreitos e serrilhados. O giganotossauro era capaz de fechar as maxilas rapidamente, gerando uma mordida não tão poderosa quanto à dos tiranossaurídeos, mas excepcionalmente cortante, empregada para ferir e derrubar as presas. O queixo quadrado e projetado para baixo ajudava a mandíbula a resistir aos impactos. Sendo o maior predador de seu ecossistema, o giganotossauro provavelmente se alimentava de diversos animais menores que ele, como saurópodes jovens e ornitópodes. Entretanto, com a possibilidade de que caçasse em grupo, poderia subjugar até gigantes como o argentinossauro.

Giganotossauro ataca o saurópode Limaysaurus.
Crédito: James Kuether

    O primeiro espécime identificado (o holótipo) de giganotossauro foi descoberto na Formação Candeleros, na Patagônia, em julho de 1993, e preserva 70% do esqueleto - um dos carcarodontossaurídeos mais completos. O animal foi nomeado Giganotosaurus carolinii em 1995, honrando seu descobridor, o caçador de fósseis amador Rubén Dario Carolini. Um osso dentário, um dente e pegadas, que haviam sido encontrados anteriormente, também foram atribuídos à espécie. Este novo pedaço da mandíbula é ainda maior que no holótipo e, segundo alguns cálculos, seria o maior crânio de terópode conhecido, com um comprimento estimado em 1,95 m; dessa forma, o indivíduo ao qual ele pertencia poderia ter ultrapassado o tamanho do tiranossauro. Somente com mais espécimes completos, porém, saberemos ao certo - e é possível que indivíduos maiores sejam encontrados ainda. Fato é que, desde sua descoberta, o giganotossauro atraiu muita atenção e tornou-se parte do debate sobre o tamanho máximo que os terópodes poderiam atingir.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Infraordem: †Carnosauria
Superfamília: †Allosauroidea
Família: †Carcharodontosauridae
Subfamília: †Carcharodontosaurinae
Tribo: †Giganotosaurini
Gênero: †Giganotosaurus
Espécie: †Giganotosaurus carolinii

Réplica do esqueleto de giganotossauro na exposição itinerante Ultimate Dinosaurs.
Foto: Museu de História Natural de Cleveland
Pegadas atribuídas ao giganotossauro (icnoespécie Abelichnus astigarrae), na margem oeste do Reservatório Ezequiel Ramos Mexía, na província de Neuquén, Argentina. A maior pegada encontrada no local mede 60 cm de comprimento por 38 cm de largura.
Foto: CALVO, J.O. & RIVERA, C., 2018

41 comentários:

  1. Coloca o lystrosauros

    ResponderExcluir
  2. Coloca o chalicoterio tambem

    ResponderExcluir
  3. Coloca o cynognathus

    ResponderExcluir
  4. Coloca o leão marsupial

    ResponderExcluir
  5. Sim, um por vez! E o cinógnato já tem!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo14/8/19

    O Giganotossauro bateria de frente com o Charcadontossauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Os dois são grandes dinossauros carnívoros de tamanhos semelhantes e membros da mesma família.

      Excluir
  7. É possível que o Giganotossauro tenha andado em território brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é impossível que ele tenha vagado pelo sul do Brasil, uma vez que viveu na vizinha Argentina. Mas até agora só foram encontrados vestígios de giganotossauro no norte da Patagônia.

      Excluir
    2. Pelo menos podemos afirmar a existência de carcharodontosauridae de porte semelhante no nosso território

      Excluir
  8. O Giganotosaurus é um dos meus animais pré-históricos favoritos

    ResponderExcluir
  9. Cara eu gostei bastante do conteúdo do seu blog. Eu amo dinossauros E sempre falo sobre eles no meu canal. A propósito o Giganotossauro venceria o Espinossauro né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Com certeza o giganotossauro venceria, pois ele era muito mais robusto, enquanto o espinossauro era adaptado para viver na água e capturar peixes.

      Excluir
    2. Verdade , Felipe . De acordo com o material fóssil que temos até agora , Spinosaurus aegyptiacus era esguio para seu tamanho 🙂 .

      Excluir
  10. Anônimo19/11/20

    Os dinossauros são gigantes uau

    ResponderExcluir
  11. Já estou aqui na atualização, hehe! Muito show!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, não sabia que as estimativas de tamanho do giganotossauro chegaram à 12,5 a 14,3 m de comprimento.

    ResponderExcluir
  13. Ué, mas não era o mapussauro que caçava o argentinossauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre soube do giganotossauro, antes de conhecer o mapussauro, kkkk. Acho que, pela proximidade das idades conhecidas para esses animais, os três podem ter convivido. Pelo menos o site do Museu de História Natural de Londres afirma que o giganotossauro pode ter predado o argentinossauro. Além disso, há várias imagens que representam essa relação (devem ter algum embasamento, suponho) e até uma reconstrução dos esqueletos desses gigantes lado a lado, no Museu Fernbank, em Atlanta (veja no artigo sobre o argentinossauro).

      Excluir
    2. Valeu, vou procurar!

      Excluir
    3. Na verdade , havia sim um saurópode , maior que o Argentinosaurus aliás , que conviveu com o Giganotosaurus . Até hoje ele nunca recebeu um nome , sendo conhecido como " Candeleros Monster " ( O Monstro de Candeleros ) , e sendo estimado em cerca de 37 metros de comprimento.

      Excluir
  14. Mas não tem aquele estudo de 2017, Felipe, que verificou essa questão da velocidade do tiranossauro, não questionou a velocidade de 50 km/h do giganotossauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cheguei a ver isso... Vou verificar.

      Excluir
    2. Aqui, Felipe: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5518979/

      Excluir
    3. Muito interessante, Vinícius. Li o artigo. É... segundo os próprios autores, a sobrecarga que eles calcularam para o esqueleto de um tiranossauro correndo também poderia ser generalizada para outros grandes animais bípedes, como o giganotossauro. Mas, como eles mesmos salientam, ainda é preciso aprimorar o método e testá-lo em espécies viventes, além de que as simplificações dos elementos anatômicos que eles fizeram no modelo (devido a limitações computacionais) podem ter influenciado o resultado - isto é, músculos e outros tecidos moles que não foram levados em conta poderiam ajudar a reduzir as tensões produzidas quando o animal corria.
      Ademais, a pesquisa focou-se no tiranossauro e, como em todo estudo, foi apresentada uma hipótese, que pode vir a ser contrariada por outras evidências. Portanto, não é algo definitivo.

      Excluir
    4. Também temos que levar em conta que o Tyrannosaurus e o Giganotosaurus tem grande distância evolutiva 🙂 ; o rex era um tiranossauróide , enquanto o giga era um allossauróide , duas superfamílias completamente diferentes 🤓 . Assim , da mesma maneira que não igualamos um urso a um cão , devemos ter em mente os milhões de anos de evolução que os separam e , portanto , suas diferenças corporais 😀 . Se olharmos os esqueletos ( pelo menos as reconstruções que vi 😅 ) , veremos que o giga tem um perfil mais magro que o do rex . O peito do rex é muito largo 😓 .

      Excluir
  15. Uau , melhor postagem que vi sobre o giganotossauro até agora !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lorenzo! 🤩

      Excluir
    2. Viu as notícias ? Ocorreu uma luta entre o giga e o rex , no novo jurassic world . Tecnicamente , eu considero que ambos têm a mesma chance de ganhar . O tiranossauro poderia matar o giganotossauro com uma mordida , no entanto , ele tinha problemas de equilíbrio e para virar o corpo . E , o giganotossauro fora justamente projetado para atacar animais lentos : uma sucessão de ataques slasher poderia matar o tiranossauro . Estou certo ?

      Excluir
    3. Acredito que sim, seria uma disputa acirrada!

      Excluir
    4. Pelo menos um ( dois contando com o Nautilus ) que usa a razão . Porque , na internet , os fãs do tiranossauro só sabem dizer que ele vence por ter a mordida mais forte de um animal terrestre , mas esquecem ( ou ignoram ) o fato de que ele não tinha os reflexos naturais de um terópode , e o estudo sobre isso segue firme e forte com seus conceitos , tanto que esse ano saiu um estudo com a estimativa de uma caminhada de 4 km/h para ele . E ainda por cima teve um fanático qus disse que " a evidência de velocidade superior voltou firme " , e ainda por cima refutou o estudo apenas porque simulações mecânicas não são 100% certas . Dá pra acreditar ? O cara refuta um estudo inteiro feito por um especialista em mecânica que escreveu vários livros e contribuiu e muito para a mecânica ( não recordo o nome dele agora ) apenas porque não é 100% provável . Mas , o que podemos fazer ? Os animais morreram há mais de 60 milhões de ano , nada é 100% concreto . Usando essa lógica ilógica , podemos refutar todos os estudos da paleontologia . Fica aí meu desabafo , estou cansado e muito dos fanboys da internet .

      Excluir
    5. É verdade sou da tropa giganontossauro

      Excluir
  16. Você trocou o lugar da imagem que eu vi... kkkk! Forma como a descrição inicial mescla com a ilustração do tamanho do animal deixou totalmente orgânico a transição, isso tanto nesse quanto na postagem do Arctodus. Simplesmente parabéns para você Felipe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível! Kkkk. Resolvi fazer um teste e acho que assim ficou melhor mesmo.

      Excluir
  17. Boa noite, tenho muito interesse em dinosssuros, pterossauros e outras criaturas pré históricas, mas nem sempre na internet encontro dados como força da mordida e etc. Poderiam me informar alguma fonte segura, como livros e afins ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Eu sempre acabo pesquisando na internet, em sites e artigos científicos. Acontece que muitas vezes não há todas essas informações mesmo, tudo depende se já foi feito algum estudo sobre isso. Eu estou procurando trazer tudo o que encontro sobre cada animal que escrevo, mas você pode dar uma olhada também em livros escritos por paleontólogos, por exemplo. Eles são as fontes mais seguras.

      Excluir
  18. Boa noite ! Ja faz um tempo que nao venho no blog , e nesse meio tempo eu descobri muitas coisas interessantes . Por exemplo , eu soube que o deltadromeus foi aumentado para 14 m , e que tanto Oxalaia quanto Sigilmasasaurus foram diminuídos para 10 metros . E outra , o maior dinossauro agora é o Francoposeidon , medindo 40 m de comprimento e e pesando 100 toneladas !

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.