09 fevereiro 2009

Eoraptor, o ladrão da alvorada

Crédito: (autor desconhecido)

Atualizado em abril de 2020

    O Eoraptor ("ladrão da alvorada", do grego eos, "alvorada", e do latim raptor, "ladrão") é um dos dinossauros mais antigos já descobertos. Viveu de 231 a 223 milhões de anos atrás, durante a idade Carniana do período Triássico. Seu habitat, onde hoje é a Argentina, era uma planície costeira com vários rios, florestas e clima quente e úmido. Com apenas 1 m de comprimento e cerca de 10 kg, era ameaçado pelo predador herrerassauro, outro dinossauro antigo com o qual conviveu.
    Pequeno, leve e veloz, andava ereto sobre os dois membros traseiros e tinha braços curtos. Suas mãos possuíam cinco dedos, os três mais longos terminando em garras utilizadas para agarrar presas. Como um dinossauro primitivo, porém, não era um predador muito especializado. A falta de uma junta deslizante na mandíbula indica que suas presas limitavam-se a lagartos e insetos. Seus dentes afiados exibiam formatos variados: enquanto os superiores eram serrilhados e curvos como os dos dinossauros carnívoros, os dentes de baixo eram semelhantes aos dos herbívoros, em forma de folha. Dentes extras também estavam presentes no céu da boca. Tudo isso indica que o Eoraptor era um onívoro generalista, que se adaptava à disponibilidade de alimento no ambiente, e que essa estratégia de alimentação evoluiu cedo na linhagem dos dinossauros.
    Conhecido por meio de vários esqueletos bem preservados, foi apontado, logo quando descrito, em 1993, como um dos dinossauros mais antigos. Sua classificação variou, ao longo do tempo, entre saurísquio basal e terópode. Hoje, no entanto, o Eoraptor é considerado um sauropodomorfo primitivo. Foi descoberto em 1991, pelo paleontólogo Ricardo Martínez, no noroeste da Argentina, no Parque Provincial de Ischigualasto, também chamado Valle de la Luna ("Vale da Lua") - de onde provém o epíteto específico do nome Eoraptor lunensis.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: † Sauropodomorpha
Gênero: † Eoraptor
Espécie: † Eoraptor lunensis

© Mundo Pré-Histórico
Crédito: James Kuether, 2014
© Mineo Shiraishi

12 comentários:

  1. Anônimo22/2/19

    Amoo esse blog! Parabéns pelo trabalho incrível <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado! E continue me acompanhando! Abraço!

      Excluir
  2. Meu Deus, esse blog não deixa de surpreender, parabéns pelo ótimo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profundamente grato, amigo! Fico feliz por isso.

      Excluir
    2. Anônimo23/1/24

      Nautilus Curioso, você vai fazer um blog? Porque se sim eu estou bem curioso sobre seu blog, eu iria adorar!

      Excluir
  3. Espera um pouco ... O eoraptor era sauropodomorfo ?!?! Incrível !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Esses dinossauros mais primitivos ainda precisam ser mais bem compreendidos.

      Excluir
  4. Se o eorraptor é um sauropodomorfo, então talvez os herrerassaurideos tenham evoluido de sauropodorfos mais primitivos como o proprio eorraptor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso faria dos herrerassaurídeos sauropodomorfos também, o que não é o caso. Eles são considerados ainda mais "primitivos".

      Excluir
    2. Ou seja, herrerassaurídeos estão bem na base de Saurischia. Eles possuem certas características basais e formato corporal genérico de dinossauro carnívoro.

      Excluir
  5. "Ladrão da alvorada", olha que nome bonito! É que nem longirostria, termo bonito, kkkk!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.