01 fevereiro 2009

Triceratope

© Mark Hallett

Atualizado em agosto de 2013

    O triceratope (do grego "rosto com três chifres") viveu durante o Cretáceo, de 68 a 66 milhões de anos atrás, no Canadá e no norte dos Estados Unidos. Tinha 9 m de comprimento, 3 m de altura, 6 toneladas e um crânio com mais de 2 m de comprimento. Com seu bico córneo, rasgava as plantas duras que comia.
    As principais características do triceratope são o seu folho em volta do pescoço, dois chifres de cerca de um metro de comprimento sobre os olhos e um chifre pequeno sobre o nariz. A função dessas estruturas ainda é discutida: poderiam ser usados para intimidar predadores, para atrair fêmeas na época de reprodução ou nas brigas entre os machos. Os triceratopes viviam em enormes bandos e, quando ameaçados, os machos protegiam as fêmeas, os filhotes e os doentes do grupo.
    Um dos dinossauros mais populares, o triceratope teve seu crânio descoberto em 1888, em Denver, no estado americano do Colorado. Descobertas recentes afirmam que o gênero Torosaurus seria a forma adulta do triceratope.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Clado: †Marginocephalia
Subordem: †Ceratopsia
Família: †Ceratopsidae
Subfamília: †Chasmosaurinae
Tribo: †Triceratopsini
Gênero: †Triceratops
Espécies: Triceratops horridus T. prorsus

© Mundo Pré-Histórico
© Mark Rehkopf
Foto: Salão da Vida Pré-Histórica do Museu Kirtland, Cleveland, Ohio, EUA

Fontes: Wikipédia e AVPH.

28 comentários:

  1. Anônimo12/4/19

    Olá!eu tenho uma pergunta:a respeito do nome,é triceratope ou triceratops?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O nome científico (e "oficial") é Triceratops, mas popularmente é comum encontrar as formas aportuguesadas tricerátopo e triceratope (esta última escolhida por estar registrada no dicionário Michaelis).

      Excluir
  2. Qual a quantidade de alimentos que ele necessitava para sobreviver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui encontrar uma estimativa da quantidade de alimento que um triceratope ingeria, mas provavelmente esses animais passavam boa parte do tempo comendo, como os grandes herbívoros atuais.

      Excluir
  3. Felipe, você acha que o Nedoceratops é apenas um Triceratops jovem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer ao certo o que acho, Vinícius... A meu ver, o crânio dos dois animais tem muitas diferenças. Mas até os paleontólogos estão em sérias discussões sobre esse assunto! Tem-se percebido que os ceratopsídeos apresentam diferenças importantes de um indivíduo para outro e que eles mudavam bastante durante seu crescimento. Como só se conhece um único crânio de Nedoceratops, acho bem provável que essa criatura fosse só um Triceratops incomum ou em outra fase de sua vida (mais velho, aliás). Mas essa é só minha opinião, não sou especialista.

      Excluir
    2. Um bom ponto de vista. 😃

      Excluir
    3. Olha , eu o considero válido por causa do material adicional e incrivelmente semelhante do " Triceratops " albertensis . Mas é só minha opinião , amigo 🙂

      Excluir
  4. Não acho que faça sentido o torossauro ser a forma adulta de um triceratops , porque ele tem dois furos no crânio . O triceratope não tinha furo algum em seu adorno ! Eu não acho que seja possível em um curto período de tempo o triceratope desenvolver dois furos no adorno ósseo . Acho que se fosse para haver um dinossauro que seria um triceratope adulto , seria o eotriceratope . Gostaria de saber sua opinião sobre isso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo John Scannella e Jack Horner, que propuseram que os dois animais sejam da mesma espécie, os chifres do triceratope mudavam de direção conforme cresciam e o folho começava a afinar precisamente na região em que o torossauro tem suas aberturas. Além disso, a microestrutura dos ossos de torossauro indica que são de indivíduos mais velhos. Outro estudo, de Horner e Mark Goodwin, também afirma que os ossos dos dinossauros tinham grande capacidade de se remodelarem e de serem reabsorvidos ao longo do desenvolvimento do animal. Ainda assim, é importante ressaltar que outros pesquisadores ainda defendem a separação das duas espécies.
      Quanto ao eotriceratope, o fóssil que se conhece é um pouco mais antigo que os do triceratope, então ainda é cedo para se afirmar alguma coisa.

      Excluir
  5. Hmmm ... Cara , você realmente se esforça pra responder as dúvidas dos outros 🙂 . Continue assim ! Ah , e com base em tudo o que você explicou , e algumas pesquisas que fiz ao acaso hoje , eu tenho uma ideia sobre o torossauro . Bom , como na postagem sua sobre o torossauro você colocou uma foto de seu crânio , eu pude chegar à conclusão de que o torossauro e o triceratope são espécies separadas . Bom , eu notei uma semelhança entre os chifres do torossauro e do spiclypeus , já que ambos têm os chifres virados para os lados . E mais , tanto o spiclypeus quanto o torossauro têm dois furos no adorno 😁 ! Há outros ceratopsideos com esses chifres virados para o lado ( se não houveram , me corrija 🙂 ) . Então , a o torossauro provavelmente é descendente evolutivo de dinossauros como o spiclypeus , e que por causa dos grandes predadores de sua época ( tiranossauro ) , ele teve uma adaptação evolutiva semelhante à do triceratope , perdendo os chifres adicionais que tinha no adorno e ficando maior e mais robusto . O que acha de minha teoria ? Eu quero saber se isso seria plausível ou se isso já foi refutado .

    Ah , e minha mãe me aconselhou a botar meu nome e minha idade aqui , já que leio esse blog há muuuuiiiito tempo . Bom , eu sou o Lorenzo e tenho 13 anos . 🙂👍👍👍👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorenzo! Obrigado por sempre acompanhar o blog! A propósito, você já segue a página no Facebook? 😁
      Eu gosto de ajudar com as dúvidas das pessoas porque, além disso, eu mesmo aprendo muita coisa nova no processo.
      Bom, quanto aos ceratopsídeos que você falou, o Spiclypeus é classificado mais próximo de gêneros como o Kosmoceratops e o Pentaceratops que do Torosaurus, então ele não seria um ancestral deste. Essas questões dependem de vários fatores e detalhes anatômicos que só os especialistas sabem identificar e, segundo eles, um dos parentes mais próximos do Torosaurus é o Triceratops.

      Excluir
    2. Caramba ! Confusão total esses dois dinos ! Qual o seu ponto de vista em relação ao parentesco do triceratops e do torossauro ? Tem alguma teoria ? Desde já agradeço 👍🙂

      Excluir
    3. Bom, à primeira vista, os dois têm um formato geral bastante semelhante, o que indica uma relação de parentesco. Mas, se repararmos nos detalhes, percebemos também que eles têm várias características diferentes entre si! Por isso, seriam espécies distintas.
      Apesar de alguns pesquisadores defenderem que o triceratope e o torossauro poderiam ser o mesmo animal, a visão predominante entre os cientistas ainda é a de que eles são duas espécies separadas. Eu considero as duas hipóteses, mas sei que a segunda tem mais peso.

      Excluir
    4. Obrigado por dar sua opinião , sempre é bom conversar com alguém que sabe de dinossauros de igual pra igual :).

      Excluir
    5. Felipe , eu concluo que eles sāo gêneros separados . Análises do crânio sugerem nichos diferentes , e atualmente não há nenhum indivíduo transitório entre as espécies . Por fim , já encontraram triceratops de idade mais avançada e sem características do Torossauro . Eu tô ficando preocupado , parece que o nosso Trike tá virando um táxon de lixo 😓 !

      Excluir
    6. Sim, os últimos estudos reforçam a separação dos dois gêneros. Mas por que sua preocupação?

      Excluir
    7. Bem , me preocupo pois , como já sabemos , táxons de lixo levaram anteriormente a grandes confusões , espécies inexistentes e perda de outras . Digo , quantos anos demoraram para desfazer as confusões do Trachodon , Diclonius , Claosaurus , Aublysodon e Monoclonius 😓 ?

      Excluir
    8. Mas a maioria desses gêneros que você falou são baseados apenas em fragmentos ósseos, ao contrário do Triceratops, que é bem estabelecido e conhecido por meio de dezenas de exemplares. É verdade que várias espécies de Triceratops já foram nomeadas até o século passado, mas atualmente somente duas são aceitas. Outros gêneros podem ser sinônimos, mas ainda há dúvidas. O que eu quero dizer é que a coisa já foi muito mais bagunçada do que hoje!

      Excluir
    9. Me impressiona você conhecer todos esses gêneros 🤩 . Entendi agora , obrigado 🙂 !

      Excluir
    10. Não conheço todos, mas sempre dou uma pesquisadinha antes de responder! Kkkk

      Excluir
    11. Kkkkk . Bem , sobre o Nedoceratops , a existência de " Triceratops " albertensis praticamente valida a espécie 😀 . Afinal , seriw muito difícil um indivíduo jovem crescer , ficar como um Triceratops e logo depois ficar incrivelmente semelhante ao anterior . Mas Ojoceratops e Tarankaceratops parecem mesmo serem genêros invalidados 🙂 . Agora , o que me põe em dúvida são Polyonax , Agathaumas e Dysganus . Podemos genericamente aceitar Dysganus como Triceratops , mas Agathaumas pode realmente ser válido . Já Polyonax é indeterminado 😓 .

      Qual o seu ponto de vista ? 🤔 Gostaria de ouvir uma opinião de especialista 😀 ! Estou certo sobre minha avaliação 😀 ?

      Excluir
    12. Encontrei pouca coisa sobre o "Triceratops" albertensis, mas parece mesmo que o gênero Nedoceratops pode ser validado. Agora, até onde sei, Agathaumas continua sendo duvidoso e muito dificilmente novos fósseis poderiam ser comparados e atribuídos a ele. Ah, lembrando, não sou especialista, não! 😅

      Excluir
  6. Quais os locais que o triceratops habitavam??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O triceratope habitava planícies costeiras da América do Norte, às margens do Mar Interior Ocidental.

      Excluir
  7. Douglas Souza14/2/22

    Seria o Eotriceratops um gênero de triceratops ou outra espécie de ceratopcideo? Sempre venho conferir as novidades do site,ainda no aguardo do material sobre o torvosaurus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só corrigindo a pergunta: "Seria o Eotriceratops uma ESPÉCIE de Triceratops ou outro GÊNERO de ceratopsídeo?". Bom, eles são considerados dois gêneros distintos, apesar de um paleontólogo ter se referido ao Eotriceratops como uma espécie de Triceratops (T. xerinsularis), o que não foi seguido por outros pesquisadores.
      Obrigado por acompanhar o blog, Douglas! O artigo sobre o torvossauro já está na fila!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.