17 outubro 2010

Futalognkossauro, um dos gigantes mais completos

© 2007 Julius T. Csotonyi

Atualizado em junho de 2021

    O futalognkossauro ("lagarto chefe gigante"; não se pronuncia o G) é um saurópode titanossauro que viveu na região da Patagônia argentina, há aproximadamente 87 milhões de anos, na idade Coniaciana, final do Cretáceo. Esse grande herbívoro alcançava de 24 a 30 m de comprimento e cerca de 30 toneladas.
    Seu longo pescoço continha 14 vértebras e chegava a 1 m de profundidade em alguns pontos, devido às espinhas neurais extremamente altas, com uma distinta forma de barbatana de tubarão. Os quadris eram extremamente largos e volumosos, com quase 3 m de largura. O futalognkossauro viveu em um ecossistema rico, ao lado de pterossauros, peixes e outros dinossauros, entre os quais era o maior. Seu parente mais próximo é o Mendozasaurus, também argentino, e seu provável predador era o Megaraptor.
    Os fósseis da espécie foram descobertos na província argentina de Neuquén, em 2000, e a descoberta foi publicada no ano de 2007. A descrição baseia-se em três espécimes fósseis, que renderam 70% do total do esqueleto - uma das melhores médias entre os grandes saurópodes (juntamente com o Patagotitan), que geralmente têm apenas fragmentos preservados. Seu nome deriva da língua indígena local mapuche (futa significa "gigante", e lognko, "chefe") e do grego saurus, "lagarto".

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Clado: †Sauropoda
Clado: †Titanosauria
Clado: †Lognkosauria
Gênero: †Futalognkosaurus
Espécie: †Futalognkosaurus dukei

© Mundo Pré-Histórico
Esqueleto de Futalognkosaurus no Museu Real de Ontário, Toronto, Canadá.
© 2008 Fabio Pastori
© 2017 Nima Sassani

4 comentários:

  1. Felipe, você poderia atualizar essa postagem? Acho que só duas coisas: Agora, o saurópode gigante mais completo é o Patagotitan. E a outra coisa é que o peso do futalognkosaurus foi "diminuído", sendo que agora, ele pesa cerca de 30 toneladas. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já atualizei as informações! Obrigado pelo aviso, Miguel! Abraços!

      Excluir
  2. Três metros de quadril? Esse bicho devia ter uma bunda gigante!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.