17 janeiro 2011

Saichania

Crédito: (autor desconhecido)

Atualizado em julho de 2014

    O Saichania (cujo nome significa "belo" em mongol) viveu no período Cretáceo, há 80 milhões de anos, na Mongólia, Ásia. Media até 6,6 m de comprimento e pesava 4 toneladas. Seus dentes eram pequenos e adequados a uma dieta de plantas macias, que cresciam em um habitat quente e árido: o deserto de Gobi.
    Para enfrentar esse ambiente seco, o Saichania deve ter umedecido o ar que respirava usando uma complexa passagem de ar craniana, ou os pulmões e outros tecidos teriam perdido muita água. O calor excedente era dissipado pela transpiração, como um cachorro ofegando em um dia de calor.
    Placas ósseas curvas, coleiras ósseas com cristas e grandes espinhos cobriam a cabeça, o pescoço, as costas, a cauda, os membros e inclusive a barriga do Saichania, um dinossauro volumoso e fortemente blindado. Como eram ocas, as placas ósseas não eram tão pesadas. A cauda leve e flexível, dotada de uma clava, era movimentada lateralmente e usada como arma contra os predadores.
    O Saichania foi descrito e nomeado pela paleontóloga polonesa Teresa Maryańska, em 1977, baseando-se em um esqueleto parcial com a couraça preservada e ainda disposta como em vida. A maior parte da porção traseira não se conservou. Entretanto, recentemente diversos outros esqueletos parciais foram encontrados, o que facilitou o entendimento sobre o animal.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Ankylosauria
Família: † Ankylosauridae
Subfamília: † Ankylosaurinae
Gênero: † Saichania
Espécie: † Saichania chulsanensis

© Mundo Pré-Histórico
© DinoStoreus, Inc.
© Andrey Atuchin

Fontes: HowStuffWorks e Wikipedia.

5 comentários:

  1. melhor dinossauro do mundo

    ResponderExcluir
  2. Agora estou em dúvida sobre o tamanho do Saichania, muitos sites mostram estimativas de 6,6 m de comprimento. No entanto, Gregory S. Paul em 2010 deu uma estimativa mais baixa de 5,2 m de comprimento, com um peso de duas toneladas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existem estimativas diferentes conforme o método utilizado.

      Excluir
  3. Anônimo25/3/21

    Você poderia me falar de o Saichania e o Tarchia são o mesmo dinossauro? Pois achei o tamanho e anatomia muito parecidas um com o outro, e além do mais, viveram na mesma época e lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eles viveram juntos e são muito parecidos mesmo, tanto que, às vezes, os próprios cientistas discordam ao classificar determinado fóssil em um ou outro gênero. Mas são considerados animais diferentes. O Tarchia distingue-se do Saichania por sua cabeça um pouco mais larga, o formato dos osteodermes e outros detalhes nos ossos do crânio. No Saichania, os espinhos atrás da cabeça também são mais largos.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.