15 março 2011

Arquelônio, a maior tartaruga-marinha que já existiu

© John Bindon

Atualizado em novembro de 2016

O arquelônio, cujo nome, em grego, significa "tartaruga soberana", é a maior tartaruga-marinha já descoberta. Viveu entre 80,5 e 66 milhões de anos atrás, final do Cretáceo, na América do Norte. Chegava a 4,6 metros de comprimento, 4,9 m de largura de nadadeira a nadadeira e 2,2 toneladas. Alguns indivíduos alcançavam mais de cem anos de idade, graças a longos períodos de brumação (a hibernação dos répteis) no leito marinho.
Embora semelhante ao Protostega, outra grande tartaruga do Cretáceo, era muito maior. O parente mais próximo do arquelônio nos dias de hoje é a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), e, assim como esta, não possuía uma carapaça sólida nas costas, mas uma estrutura esquelética suportando uma cobertura de couro relativamente fina. Essa era uma adaptação que tornava seu corpo mais leve e permitia que o arquelônio, com todo o seu tamanho, pudesse emergir na água mais facilmente. Como as tartarugas de hoje, botava seus ovos em terra, onde os filhotes recém-nascidos, antes de conseguirem chegar ao mar, corriam um sério risco de serem devorados por uma série de predadores, que incluíam dinossauros, aves primitivas e pterossauros. Dentro da água, entretanto, os adultos também não estariam livres de grandes ameaças, como o mosassauro tilossauro e o tubarão Cretoxyrhina.
Outros distintivos desse animal são o crânio estreito, a cauda pontiaguda e a carapaça alta. Com uma mordida forte, seu bico em forma de gancho era adaptado para se alimentar de animais de corpo mole, como lulas e águas-vivas. Foi descoberto em 1895, por George R. Wieland. A maioria dos fósseis conhecidos vieram de Wyoming e Dakota do Sul, EUA.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Subordem: Cryptodira
Família: † Protostegidae
Gênero: † Archelon
Espécie: † Archelon ischyros

© Mundo Pré-Histórico
Exposição do Museu da Vida Antiga de Utah, EUA.
Foto: Nick Froyd
© Nobu Tamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.