30 março 2011

Aucassauro, o abelissaurídeo mais completo

Crédito: Sergey Krasovskiy, 2012

Atualizado em agosto de 2020

    O aucassauro ("lagarto de Auca Mahuevo") é um terópode abelissaurídeo que viveu entre 85 e 80 milhões de anos atrás, da idade Santoniana à Campaniana do Cretáceo Superior, na Argentina. De médio porte, atingia 6,1 m de comprimento e 1,5 t. Era menor que seu parente carnotauro e evolutivamente mais derivado quanto a algumas características.
    Seus braços eram proporcionalmente mais longos que os do carnotauro, mas, ainda assim, extremamente reduzidos. As mãos continham quatro metacarpos, porém só o segundo e o terceiro terminavam em dedos, pequenos e sem garras. O crânio era um pouco mais alongado e baixo que o do carnotauro e, em vez de chifres, esse predador possuía um par de cristas discretas sobre os olhos. O único crânio fossilizado de aucassauro apresenta uma séria lesão que, por sua limitação à região da cabeça, não deve ter sido causada por algum animal alimentando-se de sua carcaça, mas provocada por um ataque ao indivíduo ainda vivo. O motivo pode ter sido a revidação de um grande dinossauro herbívoro, uma briga com outro aucassauro por carcaça ou território, ou até mesmo um caso de canibalismo - comportamento já sugerido no abelissaurídeo majungassauro.
    Os fósseis da espécie foram encontrados em 1999, no sítio fossilífero de Auca Mahuevo, que pertence à Formação Anacleto, na província de Neuquén, Argentina. Batizada em 2002 por Rodolfo Coria, Luis Chiappe e Lowell Dingus, o nome Aucasaurus garridoi é uma homenagem àquele que a descobriu, Alberto Garrido. O esqueleto encontrado é completo até a décima terceira vértebra caudal e, portanto, bem compreendido, apesar do crânio danificado. Sendo o abelissaurídeo mais completo já descrito, sua descoberta ajudou a esclarecer aspectos importantes da anatomia corporal dos dinossauros dessa família. Em 2009, foi sugerido que fosse o mesmo animal que o abelissauro e, em 2010, chegou a ser proposto como uma nova espécie daquele gênero (Abelisaurus garridoi), o que não encontrou aceitação em meio à comunidade científica.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Abelisauridae
Tribo: †Carnotaurini
Gênero: †Aucasaurus
Espécie: †Aucasaurus garridoi

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Scott Hartman, 2003)
Crédito: Sergio Pérez, 2005
Reconstituição do esqueleto do aucassauro, com elementos faltantes da cauda baseados no carnotauro.
© 2003 Scott Hartman

12 comentários:

  1. Velho... se essa postagem já está fantástica, imagina a do alioramo.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei essa postagem ! Me informou muito sobre esse teropode , e muita coisa que eu não sabia ! 😁😅

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20/8/20

    Me chamo Sofia, gostaria de saber o que significa abelissaurídeo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia! Abelissaurídeos são todas as espécies de dinossauros carnívoros da família Abelisauridae, como o abelissauro, o carnotauro, o picnonemossauro, o rajassauro e o aucassauro, entre outros.

      Excluir
  4. A proposito Felipe, quando sai a postagem do Alioramus? kkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que eu finalizar a superpostagem que pretendo lançar antes do Natal! 😃

      Excluir
    2. estarei de olho mais 24 horas agora, fiquei curioso sobre essa postagem... hehe!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.