14 março 2011

Ranforrinco


O Rhamphorhynchus, cujo nome significa "focinho bico", é um pterossauro do período Jurássico que viveu entre 170 e 145 milhões de anos atrás na Europa e na África.
O significado do nome deste animal tem origem de sua aparência. O Rhamphorhynchus pesava 20 quilos, tinha 1 metro de comprimento e até 2 metros de envergadura. Uma característica marcante neste animal é seu bico, que era estreito e fino. Além do mais, ele possuía uma cauda reta de 20 centímetros que servia como leme, para melhor voo e direção.
O Rhamphorhynchus possuía uma dieta a base de peixes e pequenos insetos. Este animal caçava o alimento arrastando seu bico na água até encontrar algo, assim que agarrava a presa, cravava seus dentes curvos para a frente e afiados para lançar a comida em sua bolsa na garganta.
Vários fósseis de Rhamphorhynchus foram recuperados na Inglaterra, porém os esqueletos mais preservados do animal foram encontrados na pedreira de Solnhofen, na Bavária, Alemanha meridional, onde também foram encontrados fósseis que preservavam tecidos como a cauda e as asas.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Pterosauria
Família: Rhamphorhynchidae
Subfamília: Rhamphorhynchinae
Gênero: Rhamphorhynchus
Espécie: Rhamphorhynchus muensteri


3 comentários:

  1. Quero que o próximo seja sobre o carcharodontossauro🐲🐲🐉🐉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre neste endereço:
      https://mundopre-historico.blogspot.com/2011/04/carcarodontossauro.html

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.