02 abril 2011

Dimetrodonte, o "lagarto" com vela

© Marco Antonio Pineda

Atualizado em janeiro de 2014

O dimetrodonte (do grego, "duas medidas de dente") é um sinápsido que viveu no período Permiano, de 280 a 250 milhões de anos atrás, nas várzeas de vegetação exuberante que hoje pertencem à América do Norte e Europa. Um dos maiores predadores de sua época, chegava a mais de 4 m de comprimento e 250 kg, dependendo da espécie. Comia peixes, répteis, anfíbios e insetos.
Suas costas sustentavam uma vela óssea que pode ter sido usada para exibição, para fortalecimento da coluna vertebral ou termorregulação (o que vem sendo refutado por estudos recentes). Essa estrutura, sua principal característica, era formada pelo alongamento das vértebras. O dimetrodonte possivelmente tinha diferenças entre os indivíduos machos e as fêmeas. Sua cauda tomava grande parte do comprimento total do corpo. Tinha um crânio alto, com uma curva acentuada na maxila superior, e grandes dentes serrilhados de diferentes tamanhos.
A maioria dos fósseis foi encontrada no oeste dos Estados Unidos, mais recentemente também na Alemanha. Uma dúzia de espécies já foi nomeada desde que o gênero foi descrito, em 1878. O dimetrodonte é muitas vezes confundido como dinossauro ou contemporâneo a eles na cultura popular, mas se extinguiu 40 milhões de anos antes dos dinossauros surgirem no Triássico. Com aparência de réptil, é, contudo, mais estreitamente relacionado com os mamíferos, embora não seja seu ancestral direto.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Synapsida
Família: † Sphenacodontidae
Gênero: † Dimetrodon
Espécies: † Dimetrodon limbatus† D. milleri† D. natalis† D. booneorumD. giganhomogenes† D. grandis† D. loomisi† D. angelensis† D. teutonis† D. occidentalis, † D. dollovianus e † D. macrospondylus

© Mundo Pré-Histórico
Foto: Museu Real Tyrrell de Paleontologia, Drumheller, Canadá
© Dmitry Bogdanov

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), About.com e Prehistoric World Images.

12 comentários:

  1. MUITO LEGAL A INFORMAÇÃO !

    evertonalimentos@hotmail.com

    Gosto de informações sobre dinossauros.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tai meu ''Dino'' preferido

    ResponderExcluir
  3. Felipe, sugiro atualizar essa postagem, pois o termo "réptil sinápsida" não é mais utilizado hoje, então o dimetrodonte é chamado apenas de sinápsida. Além de que você poderia adicionar mais informações sobre ele ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por avisar! Vou adicionar mais coisas assim que puder.

      Excluir
    2. De nada, estarei aguardando.

      Excluir
  4. Eu sei quem e o que causou a extinção do Permiano-Triassico.
    O Thanos!!! Ele estava irritado ccom o desequilíbrio da populaçao durante o permiano e voltou no tempo durante vingadores guerra infinita e estalou os dedos!!!!!
    E ele fez isso também com os dinossauros, ele pegou aquela mesma lua daqyele planeta que o Thanos jogou no Tony Stark e lançou em direçao a terra.
    Porémos vingadores da época não conseguiram encontrar o homem formiga dinossaurico daquele tempo( iutra teoria, qual dinossauro seria o homem formiga? Possivelmente o compsognatos) ksksksksksksskskskskskssk.
    Mas serio que não sabem o real motivo para ter ocorrido a extinçao em massa no Permiano??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meee... Que viagem, hahaha! Existem diferentes hipóteses para as causas da extinção, mas não é possível afirmar que somente uma seja verdadeira.

      Excluir
  5. Seria possivel fazer posts sobre os outros pelicossauros tipo o edafossauro o iathassauro o secodontossauro o ctenospondylus e o casea

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.