Páginas

01 junho 2011

Herrerassauro, um dos primeiros saurísquios

Herrerassauro espreita um rincossauro.
Crédito: Gerhard Boeggemann

Atualizado em abril de 2020

    O herrerassauro ("lagarto de Herrera") foi um dos primeiros dinossauros. Faz parte de uma família de saurísquios carnívoros chamada Herrerassaurídeos (Herrerasauridae), que estão entre as formas mais primitivas na radiação evolutiva dos dinossauros. Viveu na idade Carniana do Triássico Superior, há 231,4 milhões de anos, na Argentina, e chegava a 6 m de comprimento e 350 kg.
    Era um corredor ágil, esguio, bípede, com pernas fortes e pés longos. Os braços, bem mais curtos, terminavam em mãos alongadas, com três garras afiadas capazes de agarrar. A cauda parcialmente enrijecida balanceava o corpo, outra adaptação para velocidade. Tinha um pescoço delgado e flexível, um crânio longo e estreito, grandes dentes serrilhados e uma mandíbula que podia deslizar para trás e para frente. Vivia em florestas úmidas, caçando pequenos ou médios animais herbívoros, entre os quais, rincossauros (répteis atarracados e com bico), sinápsidos e outros dinossauros, como o pisanossauro.
    Apesar de ser um dos maiores dinossauros de sua época, quando muitas formas não atingiam mais do que 1 m (como o Eoraptor), o herrerassauro não devia ser o maior predador de seu ecossistema, já que o grande réptil Saurosuchus estava presente na mesma área. 
    O nome da espécie é uma homenagem a Victorino Herrera, camponês que encontrou os fósseis em 1959, na Formação Ischigualasto, próximo à cidade de San Juan. Osvaldo Reig foi quem nomeou e descreveu o novo dinossauro, em 1963. Hoje, restos de vários indivíduos são representados por fósseis parciais e um único crânio completo. Apesar de terem sido várias vezes considerados membros basais do grupo dos terópodes, o herrerassauro e demais herrerassaurídeos, segundo diversas outras pesquisas, são saurísquios mais primitivos, que surgiram antes da divisão entre terópodes e sauropodomorfos.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Família: † Herrerasauridae
Gênero: † Herrerasaurus
Espécie: † Herrerasaurus ischigualastensis

© Mundo Pré-Histórico
Exibição do Museu Field de História Natural, Chicago, Illinois, EUA.
© Sergey Krasovskiy

14 comentários:

  1. o herrerassauro nao era desse tamanho ele era menor

    ResponderExcluir
  2. Felipe, ainda é aceita aquela questão de no caso do herrerassauro, as fêmeas eram maiores, mais coloridas e elas que caçavam, sendo os machos menores e ajudando a cuidar dos filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi nada a respeito disso. Com o pouco que se sabe do herrerassauro, acho que não passa de especulação...

      Excluir
    2. Eu vi essa especulação em um livro meu. Lá diz que foram encontrados dois fósseis de herrerassauro, um grande e outro menor, antes eles acham que eram espécies diferentes, mas quando analisaram descobriram de que se tratava de uma fêmea (maior), e um macho (menor).
      O nome do livro é: vivendo no mundo dos dinossauros.

      Excluir
  3. herrerassauro com certeza é um dos meus dinossauros favoritos

    ResponderExcluir
  4. Me bateu uma dúvida sobre o tamanho do Herrerasaurus. No seu blog, está falando que ele media 6 metros. Em um livro meu (escrito pelo paleontólogo Dr.Thomas Holtz) fala que ele media cerca de 3,6 metros de comprimento. E em outro livro meu (escrito pelo palentólogo Dr. Darren Naish) fala que ele media 5 metros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um artigo dos paleontólogos Paul Sereno e Fernando Novas que cita o comprimento de um herrerassauro adulto entre 3 e 6 m.
      Link: https://www.researchgate.net/publication/6051640_The_Complete_Skull_and_Skeleton_of_an_Early_Dinosaur

      Excluir
  5. Anônimo23/5/23

    o mundo pre historico tem microrapitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, mas alguma hora vou falar sobre ele.

      Excluir
  6. Anônimo23/5/23

    tem um estegossauro gigante na china de 11,13cm

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.