24 junho 2011

Ictiostega, um "peixe" fora d'água

© 2006 Raúl Martín

Atualizado em agosto de 2020

    O ictiostega (do grego "peixe telhado") é um gênero de tetrapodomorfo primitivo, um dos primeiros vertebrados com quatro membros. Viveu onde hoje é o leste da Groenlândia, no final do período Devoniano, de 370 a 365 milhões de anos atrás. Media 1,5 m de comprimento, pesava cerca de 23 kg e alimentava-se de pequenos peixes, outros animais aquáticos e talvez insetos.
    Tinha uma pequena barbatana caudal raiada como a de alguns peixes. Seu crânio era plano, com os olhos posicionados em cima, e sua margem posterior formava o opérculo que cobria as brânquias. Porém, eram os pulmões o seu principal meio de aquisição de oxigênio, os quais, juntamente com os membros bem desenvolvidos do ictiostega, o tornavam apto para nadar nas águas rasas de pântanos e lagos, usando os membros dianteiros para se locomover e a cauda para equilibrar. Seu grande tamanho teria feito da locomoção terrestre uma tarefa difícil. Ele se alimentava, reproduzia e criava seus filhotes dentro da água, mas podia sair, rastejando, para tomar sol e se aquecer durante algum tempo. Um estilo de vida que exigia patas, caixa torácica e coluna mais fortes para se sustentar em terra.
    Em 1932 o paleontólogo sueco Gunnar Säve-Söderbergh descreveu quatro espécies do gênero, que é intimamente relacionado com o acantostega. O número exato de dígitos nas patas dianteiras ainda não é conhecido (nas traseiras eram sete), uma vez que não foram encontrados fósseis da mão.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sarcopterygii
Clado: Tetrapodomorpha
Clado: Stegocephalia
Ordem: † Ichthyostegalia
Família: † Ichthyostegidae
Gênero: † Ichthyostega
Espécies: † Ichthyostega stensioei† I. eigili, † I. kochi (?) e † I. watsoni

© Mundo Pré-Histórico
A reconstrução atual do esqueleto do ictiostega, feita em 2005, o apresenta com os membros direcionados para trás e indica que sua coluna vertebral tinha uma grande mobilidade dorso-ventral (para cima e para baixo), ao contrário da movimentação lateral característica dos peixes.
Ichthyostega stensioi
© Nobu Tamura
Reconstrução do crânio de ictiostega no Museu Geológico de Copenhague, Dinamarca.

Fontes: Ciência HojeEncyclopedia BritannicaThoughtCo e Wikipedia.

2 comentários:

  1. felipe voce poderia adicionar o tyyktalik e uma criatura muito interessante e o ictiostega foi realmente o primeiro anfibio a pisar na terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou adicionar sim! É difícil dizer qual foi o primeiro, porque essa transição da água para a terra foi algo que aconteceu gradualmente. O ictiostega foi um dos primeiros vertebrados de quatro membros a caminhar, mas o Tiktaalik já conseguia se arrastar em terra alguns milhões de anos antes (embora ainda fosse, tecnicamente, um peixe).

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.