18 dezembro 2011

Ambulocetus, a baleia que andava

© Eldar Zakirov, 2009

Atualizado em maio de 2014

    Ambulocetus (do grego "baleia ambulante") é um cetáceo primitivo que viveu no início do Eoceno, de 54 a 33 milhões de anos atrás, onde hoje é o Paquistão. Pesava cerca de 350 kg e media 3 m de comprimento. Se alimentava de peixes e talvez animais terrestres com até o dobro do seu tamanho que se aproximavam da água.

© Mundo Pré-Histórico

    Ancestral das baleias, o Ambulocetus é um fóssil de transição que mostra como elas evoluíram a partir de mamíferos terrestres. As patas traseiras, em particular, pareciam ser usadas para propulsão, os dedos eram unidos por membranas, adaptações do nariz lhe permitiam engolir o alimento debaixo d'água e os ouvidos internos captavam vibrações subaquáticas. Provavelmente nadava ondulando as costas na vertical, como todos os mamíferos aquáticos (lontras, baleias, golfinhos, etc.) o fazem. Caçava do mesmo modo que os crocodilos, à espreita nas águas rasas para arrebatar a presa incauta. Seus maxilares eram enormes, ágeis e cheios de dentes semelhantes aos das baleias. O Ambulocetus viveu tanto em águas doces como salgadas, mas também podia caminhar em terra firme.
    Um espécime bastante completo e vários esqueletos parciais foram recuperados no Paquistão em 1993, por Johannes Thewissen e Sayed Hussain, e descritos em 1994. No Eoceno, o Paquistão era uma região costeira do subcontinente indiano, que encontrava-se separado da Ásia.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Infraordem: Cetacea
Família: †Ambulocetidae
Gênero: †Ambulocetus
Espécie: †Ambulocetus natans

Crédito: (autor desconhecido)
Ambulocetus dá o bote em um pequeno mamífero (talvez um Propalaeotheriumà beira da água.
© Carl Buell

Fontes: BBC NatureThoughtCo e Wikipedia.

4 comentários:

  1. Muito interessante! Estava há um tempo procurando sobre alguma espécie que mostrasse este processo evolutivo, um animal muito interessante! Muito obrigado por este artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, eu que agradeço por ter gostado! Existem várias outras espécies dessa linhagem evolutiva que pretendo relatar também.

      Excluir
  2. felipe fala sobre o os animais que com viveram com o ambulocetus fala sobre o pakicetus dorudon indohius eles sao os ancestrais das baleias meu nome e gaspar eu me interesso pela paleontologia tenho 11 e quero me tornar paleontologo e seu blog ta me ajudando muito

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.