01 maio 2013

Camarassauro, o lagarto com câmaras

© Raúl Martín

    O camarassauro (do latim "lagarto com câmaras") é um dinossauro saurópode do final do Jurássico, que viveu de 155 a 145 milhões de anos atrás nas planícies inundadas da América do Norte. Tinha, em média, 18 m de comprimento, 4,6 m de altura nos quadris e 20 t.

© Mundo Pré-Histórico

    O pescoço e a cauda do camarassauro eram curtos se comparados aos de outros saurópodes. Seu crânio era alto e curto, com um focinho rombudo como o de um buldogue. Os dentes fortes, em forma de cinzel e profundamente enraizados, recobriam a boca e indicam que o camarassauro comia folhas mais duras e sem a necessidade de gastrólitos. Vivia em bandos, e suas principais armas de defesa contra os predadores eram as garras das patas dianteiras e a cauda robusta.
    Os fósseis de camarassauro são comuns e frequentemente bem preservados, tanto que sabe-se mais sobre o esqueleto do camarassauro do que de qualquer outro saurópode. Ele possuía um intrincado sistema de sacos aéreos nas vértebras ligados aos pulmões. As câmaras e passagens de ar serviam para reduzir o peso do corpo, recurso relativamente desconhecido na época da descoberta. Esse curioso fato deu origem ao nome do animal ("lagarto com câmaras"), que foi batizado por Edward Cope em 1877.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Clado: †Sauropoda
Família: †Camarasauridae
Gênero: †Camarasaurus
Espécies: †Camarasaurus supremus, †C. grandis, †C. lentus e †C. lewisi?


© Dorling Kindersley / Getty Images

Fontes: Enchanted Learning SoftwareEnciclopédia dos dinossauros e da vida pré-história (São Paulo: Abril, 2008), National Dinosaur Museum e Wikipedia.

2 comentários:

  1. MUITO BOM SAUROPHODA E DEMAIS AMO ESTE BLOG TEM ATE AMERICA DO NORTE NUNCA SABERIA OQUE EU SEI BOM DIA FELIPE

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.