08 dezembro 2013

Darwinius, nosso antigo ancestral?

© Esther van Hulsen

    Darwinius é um primata que viveu há 47 milhões de anos, época Eocena, na Alemanha. Media cerca de 60 cm de comprimento (sendo 35 cm somente a cauda), pesava 2 kg e se alimentava de frutas, folhas e sementes.

© Mundo Pré-Histórico

    Assemelhado a um lêmure, o Darwinius pode ser um elo perdido na evolução dos primatas superiores - macacos, gorilas e seres humanos. Tem até traços que guardam grande semelhança com o homem e outros primatas, como seus dentes, unhas em vez de garras, olhos dirigidos para frente e polegares opositores. Assim, com mãos capazes de agarrar, o Darwinius poderia facilmente escalar árvores para coletar frutos pela floresta. Grandes cavidades oculares indicam hábitos noturnos; a cauda não era preênsil, mas provavelmente servia para equilibrar e direcionar os saltos. Também tinha braços flexíveis e membros curtos.
    A descoberta da espécie, divulgada em 2009, foi feita com grande entusiasmo por grande parte da comunidade científica, entretanto para muitos não parece ser um ancestral direto nosso. A preocupação acerca das alegações feitas é o fóssil ter sido anunciado antes de um estudo mais aprofundado, e que o Darwinius seria, na verdade, mais próximo dos lêmures.
    O único fóssil conhecido, apelidado de "Ida", foi apresentado ao Museu Americano de História Natural em 2007, mas já havia sido descoberto em 1983, nas proximidades de Frankfurt, e pertencia a uma coleção particular. Ele está em tão bom estado de conservação que é possível ver a pele e traços de sua última refeição. "Darwinius" é em comemoração ao bicentenário de Charles Darwin.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primatas
Subordem: Strepsirrhini
Infraordem: †Adapiformes
Família: †Notharctidae
Subfamília: †Cercamoniinae
Gênero: †Darwinius
Espécie: †Darwinius masillae


Ida, uma fêmea de 58 cm, ainda preserva traços de pele e conteúdo estomacal.
© Atlantic Productions Ltd.
Crédito: Nobu Tamura

Fontes: Natural History Museum e Wikipédia.

2 comentários:

  1. Muito interessante este Darwinius, bem cara de elo perdido entre os grandes primatas. Poderia fazer uma postagem sobre o Sivapithecus, Felipe?

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.