21 maio 2014

Miacis, a mãe de todos os Carnívoros

Crédito: (autor desconhecido)

    O Miacis (do grego, "animal mãe") é um gênero extinto de mamífero carnívoro, que viveu do fim do Paleoceno ao Eoceno, na Europa, América do Norte e China. Tinha o tamanho de uma doninha, aproximadamente 20 ou 30 cm, e pesava até 7 kg.

© Mundo Pré-Histórico

    A estrutura de sua pelve se assemelha à dos cães. Manteve algumas características primitivas, como crânio baixo, corpo delgado, cauda longa e pernas curtas, mas seu cérebro era relativamente grande, o que reflete um aumento de inteligência. Tinha articulações ágeis para escalada, visão binocular e, nas patas, cinco garras retráteis. Assim, era bem adaptado ao estilo de vida arborícola. Predou animais menores, como pequenos mamíferos, répteis, aves e insetos, e pode ter comido também ovos e frutas.
    Muitos espécimes são conhecidos, o primeiro nomeado em 1872 por Edward Drinker Cope. O Miacis é representante de um grupo de mamíferos carnívoros muito primitivos, os miacídeos, ancestrais dos cães, gatos, hienas, ursos, guaxinins, focas e doninhas. Porém, a única espécie de Miacis que realmente é incluída na ordem Carnívoros (Carnivora), à qual esses animais pertencem, é a Miacis cognitus, conhecida por um único crânio incompleto.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Clado: Carnivoramorpha
Superfamília: †Miacoidea
Família: †Miacidae
Gênero: †Miacis
Espécies: †Miacis parvivorus, †M. australis, †M. cognitus, †M. deutschi, †M. exiguus, †M. gracilis, †M. hargeri, †M. hookwayi, †M. latidens, †M. medius, †M. petilus, †M. rosei, †M. sylvestris, †M. washakius e †M. winkleri

Sequência de reconstrução da aparência em vida de Miacis cognitus, a partir do único fóssil conhecido da espécie (ao topo).
© Coluberssymbol
© Encyclopedia Britannica, Inc., 2009

Fontes: Encyclopedia BritannicaPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

4 comentários:

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.