04 setembro 2016

Guaibassauro, o dinossauro de Guaíba

A reconstrução da cabeça do guaibassauro é hipotética, já que nenhum crânio foi encontrado.
Crédito: Nobu Tamura, 2008

    O guaibassauro ("lagarto de Guaíba") é um dinossauro primitivo que viveu no sul do Brasil no final do período Triássico, entre 216 e 212 milhões de anos atrás. Media 1,8 m de comprimento. Apesar de ter vivido muito antes dos dinossauros que deram origem às aves, chama a atenção por sua postura semelhante à das aves atuais.

© Mundo Pré-Histórico

    A espécie é conhecida a partir de vários fósseis relativamente bem preservados (embora o crânio seja desconhecido), encontrados no geoparque Paleorrota, no Rio Grande do Sul. O Guaibasaurus candelariensis foi nomeado em 1999, em referência à bacia hidrográfica do lago Guaíba e ao município de Candelária, onde os primeiros fósseis foram descobertos. Outros materiais foram achados próximo a Faxinal do Soturno, também no centro do estado. 
    É um dinossauro saurísquio bastante primitivo, tanto que os cientistas ainda não têm certeza se devem classificá-lo como um terópode ou um sauropodomorfo. Outro dinossauro, o Saturnalia, muito semelhante e encontrado na mesma região, era provavelmente seu parente próximo. Um fato curioso é que um esqueleto fossilizado de guaibassauro mantém a postura em que o animal morreu, com os braços flexionados, pernas dobradas abaixo do corpo e o pescoço curvado, da mesma forma que as aves costumam descansar. Até então, acreditava-se que essa característica só teria surgido em terópodes manirraptores do Cretáceo, milhares de anos mais tarde.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Família: †Guaibasauridae
Gênero: †Guaibasaurus
Espécie: †Guaibasaurus candelariensis

© Felipe Alves Elias, 2011
Um dos espécimes articulados de Faxinal do Soturno tem postura igual à posição em que as aves de hoje costumam descansar.
© Gabriel Lío

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Anotado para as próximas postagens! Obrigado pela sugestão!

      Excluir
  2. adorei o site me ajudou muito com o trabalho

    ResponderExcluir
  3. faz sobre o moschops

    ResponderExcluir
  4. Anônimo30/7/21

    Mais ainda não entedi, ele é herbívoro ou carnivoro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis a questão. Como ainda não foi encontrada nenhuma parte do crânio, não temos como saber qual era o tipo de dentição que ele tinha e do que se alimentava. Até o grupo a que pertencia é difícil responder, e o guaibassauro está justamente entre o grupo dos dinossauros tipicamente carnívoros e o dos herbívoros.

      Excluir
  5. Anônimo10/6/22

    Gostei desse goibassauro

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.