14 janeiro 2017

Tilossauro, o gigante predador do Mar Interior Ocidental

Tylosaurus pembinensis
© Vlad Konstantinov

    O tilossauro (do grego "lagarto com protuberância") é um réptil marinho mosassaurídeo do Cretáceo Superior. Viveu de 90 a 66 milhões de anos atrás, entre as idades Turoniana e Maastrichtiana, na América do Norte. Um dos maiores predadores do Mar Interior Ocidental (junto com o mosassauro e o hainossauro), atingia até 14 m de comprimento e 7 toneladas.

© Mundo Pré-Histórico

    Possuía um focinho alongado e cilíndrico - característica que lhe rendeu seu nome -, com uma extremidade reforçada e desprovida de dentes. Provavelmente atacava grandes presas colidindo brutalmente com o focinho, a fim de atordoá-las. Para presas menores, a estratégia seria atacá-las por baixo, sem ser visto.
 Estando no topo da cadeia alimentar, quase nada escapava de seu menu: conteúdos estomacais preservados indicam uma dieta variada, incluindo peixes, tubarões, grandes plesiossauros, aves marinhas como o hesperórnis e até outros mosassauros. Também não dispensava carcaças de animais levadas ao mar, incluindo de dinossauros.
    Acredita-se que o tilossauro brigava por território com outros de sua espécie, para evitar competição. Sua cauda longa e lateralmente achatada, constituída por mais de oitenta vértebras, era usada para propelir o animal para frente, enquanto as nadadeiras apenas controlavam a direção do nado.
    Fósseis de tilossauro foram encontrados nos estados americanos do Kansas, Alabama e Nebraska. O nome Tylosaurus foi criado por Othniel Charles Marsh em 1872, para incluir o espécime que Edward Drinker Cope havia descrito como Macrosaurus proriger em 1869, além de novos materiais que haviam sido descobertos no Kansas.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: †Mosasauridae
Subfamília: †Tylosaurinae
Gênero: Tylosaurus
Espécies: †Tylosaurus proriger, †T. nepaeolicus e †T. pembinensis

"Bruce", espécime de Tylosaurus pembinensis no Canadian Fossil Discovery Centre, em Morden, Canadá, é o maior esqueleto de mosassauro em exibição no mundo, com 13 metros.
Ao contrário de ilustrações mais antigas como esta, acredita-se que o tilossauro e outros mosassauros possuíam uma barbatana que tornava suas caudas semelhantes à de um tubarão.
© Raúl Martín, 2003

3 comentários:

  1. Felipe, o tilossauro viveu em que idade? Pois eu procurei em vários sites, alguns diziam Maastrichtiana, outros Campaniana, outro Turoniana a Maastrichtiana, já outros da Campaniana a Maastrichtiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo Jimenez-Huidobro e Caldwell (2016), o gênero Tylosaurus viveu da idade Turoniana à Maastrichtiana. Já adicionei essa informação à postagem!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.