21 abril 2017

Shastassauro, o maior de todos os répteis marinhos

Crédito: (autor desconhecido)

    O shastassauro ("lagarto do Monte Shasta", montanha do norte da Califórnia) é um ictiossauro do Triássico e o maior réptil marinho já encontrado. Viveu de 235 a 205 milhões de anos atrás, na América do Norte e na China. Alcançava até 21 m de comprimento, isto se a espécie Shastasaurus sikanniensis realmente pertencer ao gênero. Do contrário, seu tamanho seria de no máximo 9 m.

© Mundo Pré-Histórico

    O shastassauro é consideravelmente diferente de outros ictiossauros. De perfil delgado, seu corpo enfrentava menos arrasto ao cruzar a água. O crânio era pequeno em relação ao corpo, e seu focinho, relativamente curto. Não possuía dentes, o que sugere uma dieta especializada em animais de corpo mole, como lulas e outros moluscos. O shastassauro provavelmente capturava suas presas por sucção. Graças a músculos poderosos, podia abrir a mandíbula tão rapidamente que a água ao seu redor seria sugada para dentro da boca, bem como qualquer presa ao alcance. As maxilas mais curtas, inclusive, ajudariam nessa tarefa, por causarem menos resistência e permitirem um movimento mais rápido da mandíbula.
    A barbatana caudal do shastassauro provavelmente era muito menos desenvolvida do que em ictiossauros mais tardios, nos quais a cauda se parece com a de um tubarão. Não há evidências de uma barbatana dorsal, mas é possível que esta fosse constituída de cartilagem, material que dificilmente é preservado. A razão pela qual o shastassauro atingiu proporções tão gigantescas pode ter sido a necessidade de mergulhar em águas mais profundas, já que um corpo maior é capaz de armazenar muito mais ar e, assim, permanecer submerso por muito mais tempo. Além disso, um indivíduo completamente desenvolvido tornava-se maior do que muitos dos predadores de sua época.
    Espécimes fósseis foram relatados dos Estados Unidos, Canadá e China. A espécie-tipo é Shastasaurus pacificus, descoberta na Califórnia e nomeada em 1895. A segunda espécie, Shastasaurus liangae, descrita em 2000 por pesquisadores chineses, é conhecida a partir de vários fósseis bem preservados e crânios completos. Em 2011, um estudo incluiu uma terceira - e a maior - espécie, a canadense S. sikanniensis, antes classificada no gênero Shonisaurus (outras análises, entretanto, discordam dessa mudança).

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: †Ichthyosauria
Família: †Shastasauridae
Gênero: †Shastasaurus
Espécies: †Shastasaurus pacificus, †S. liangae? e †S. sikanniensis?

Crédito: Dmitry Bogdanov
Fóssil de S. liangae originário da província de Guizhou, China.

2 comentários:

  1. Será que a espécie S.sikanniensis habitava todo o Pacífico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sabe. Até agora, os fósseis dessa espécie foram encontrados somente no oeste do Canadá.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.