13 setembro 2017

Diplocaulus, o anfíbio com cabeça de bumerangue

Crédito: Sergey Krasovskiy / Stocktrek Images

    O Diplocaulus (que significa algo como "haste dupla") é um anfíbio lepospôndilo extinto da América do Norte. Viveu entre 299 e 251 milhões de anos atrás, do final do Carbonífero ao Permiano. Tinha um corpo atarracado, como uma salamandra, mas era relativamente grande, alcançando até 1 m de comprimento e 4,5 kg. Viveu em pântanos e provavelmente alimentava-se de peixes.

© Mundo Pré-Histórico

    Um dos maiores lepospôndilos, chama a atenção por seu distinto crânio em forma de bumerangue, com longas protrusões nas laterais. Os olhos e as narinas localizavam-se no centro da cabeça, bem à frente. Dotado de membros fracos, o Diplocaulus provavelmente vivia apenas na água e devia nadar com movimentos do corpo para cima e para baixo, como as baleias. As projeções do crânio podem ter agido como barbatanas, ajudando o animal a deslizar pela água e nadar contra as correntezas. Outra possibilidade é que esse formato fosse defensivo, já que até mesmo grandes predadores teriam dificuldade em engolir uma criatura com uma cabeça tão larga.
    Fósseis de três indivíduos jovens dentro de sua toca apresentam sinais de terem sido parcialmente devorados por um dimetrodonte, que provavelmente encontrou os anfíbios e os desenterrou durante uma seca. O Diplocaulus foi descoberto em 1877, no Texas (EUA), e a primeira espécie (Diplocaulus salamandroides) foi descrita por Edward Drinker Cope.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subclasse: †Lepospondyli
Ordem: †Nectridea
Família: †Diplocaulidae
Gênero: †Diplocaulus
Espécies: †Diplocaulus salamandroides, † D.magnicornis, †D. brevirostris?, †D. recurvatus? e †D. minimus?

Anatomia de Diplocaulus.
© Terryl Whitlatch, 2010
Foto: Museu de Natureza e Ciência de Denver, Colorado, EUA, 2006

Fontes: Enchanted LearningNew DinosaursReptile Evolution e Wikipedia.

6 comentários:

  1. Quer parceria com o blog www.portalprehistoria.com? Acessa lá e ver meu perfil na base da página.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a foto dele no museu. Parabéns pelo site

    ResponderExcluir
  3. Felipe voce poderia falar sobre o rhizodus foi um dos maiores peixes de agua doce do mundo cacava anfibios voce poderia falar sobre ele claro se voce quiser
    uma sugestao

    ResponderExcluir
  4. felipe outra sugestao e o prionosuchus o maior anfibio que ja existiu tem muitas criaturas incriveis um exemplo a vaca marinha de steler hidromalis gigas gosto muito do seu blog minhas sugestoes sao pro seu blog ficar mais incrementado(gosto dessa palavra)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk. Com certeza vou incrementar o blog com esses animais também! O Prionosuchus será o próximo anfíbio!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.