11 fevereiro 2018

Tianyulong, um inesperado dinossauro com "penas"

Crédito: Li-Da Xing

    O Tianyulong ("dragão de Tianyu") é um pequeno dinossauro ornitísquio do final do Jurássico, que viveu na China há 158,5 milhões de anos e media cerca de 70 cm de comprimento. Era primariamente herbívoro, mas seus dentes diferenciados também podiam mastigar carne, o que faz dele um animal possivelmente onívoro. Sua característica mais notável é a presença de estruturas dérmicas semelhantes a penas no dorso, o que sugere que a origem destas ocorreu muito antes do que se pensava.

© Mundo Pré-Histórico

    Tinha uma cabeça grande, pernas e cauda compridas e pescoço e braços curtos. É classificado como um heterodontossaurídeo, um grupo de pequenos dinossauros de corpo esguio e um par de presas prolongadas, como o heterodontossauro. Uma fileira de longas estruturas filamentosas sobre a pele do Tianyulong estendia-se do pescoço à cauda. Esses filamentos tubulares não tinham ramificações e lembram penas primitivas. As maiores cerdas localizavam-se sobre a cauda, com até 6 cm; sua função, provavelmente, era apenas para exibição.
    Embora estruturas muito semelhantes às do Tianyulong já fossem conhecidas no ornitísquio psitacossauro, penas "verdadeiras" são consideradas exclusivas de alguns grupos de terópodes, que incluem as aves, uma linhagem separada de dinossauros. Portanto, isso significa que diferentes coberturas corporais podem ter evoluído independentemente em saurísquios e ornitísquios, ou então ter derivado de algum tipo de estrutura dérmica que teria surgido nos primeiros dinossauros, ou ainda em seus ancestrais.
    Os vestígios da espécie foram encontrados em Liaoning, província no nordeste da China. O Tianyulong confuciusi foi descrito em 2009, por uma equipe de cientistas chineses. Seu nome deriva do Museu de Natureza Shandong Tianyu, onde os fósseis estão alojados, e do famoso filósofo chinês Confúcio.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Família: †Heterodontosauridae
Gênero: †Tianyulong
Espécie: †Tianyulong confuciusi

Fóssil holótipo de Tianyulong. As cerdas preservadas são os traços marrom-escuros que podem ser vistos no canto inferior direito da imagem e também abaixo do crânio.
© Masato Hattori

Fontes: Live SciencePrehistoric Wildlife, Smithsonian e Wikipedia.

10 comentários:

  1. O interessante sobre alguns dinossauros, são que alguns apesar dar aparecia indicar que ele era um herbívoro, os dentes indicam outra coisa.
    Igual ao trodonte, que parece carnívoro, mas era possivelmente onívoro.
    Poderia me dizer por que isso se dá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja por causa da adaptação de cada espécie a seu ambiente. Uma espécie com ancestrais herbívoros pode desenvolver uma dieta onívora ou carnívora, e vice-versa, dependendo de suas necessidades e da disponibilidade de alimento em seu habitat.

      Excluir
  2. Felipe, tenho uma dica. Poderia adicionar um conteúdo maior sobre os fósseis do animal, tipo, quais fósseis foram encontrados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você diz nas postagens de modo geral?

      Excluir
    2. Sim, exatamente, você poderia dizer sobre quais fósseis de determinado animal foram descobertos.

      Excluir
    3. Hmm, ok. Algumas postagens até já têm essas informações, mas posso me ater mais a esses detalhes nas próximas vezes.

      Excluir
    4. Obrigado, alguns detalhes que as vezes podem ser importantes.

      Excluir
  3. Felipe, o tianiulongue tinha algum parentesco com o Fabrossauro e Heterodontossauro?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todos eles são ornitísquios basais, porém o Tianyulong e o heterodontossauro têm um parentesco mais próximo entre si, uma vez que ambos estão na família Heterodontosauridae.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.